09 janeiro 2014
Resenha - O mundo de Sofia, Jostein Gaarder
Editora: Companhia Das Letras
Número de páginas: 566
Ano de lançamento: 1991
Eu ganhei esse livro de presente de amigo secreto e fique curiosa sobre a estória, mas confesso que esperava mais romance e menos filosofia... A proposta do livro é um livro de filosofia para jovens, com um romance para prender a atenção dos leitores.
Sofia Amundsen é uma garota comum com quase quinze anos . mas sua vida acaba mudando quando ela começa a receber bilhetes anônimos com perguntas sobre o mundo e as pessoas. Logo, ela descobre que foi escolhida para ter um misterioso curso de filosofia por correspondência, ao mesmo tempo que as cartas vem chegando ela começa a receber e até encontrar na rua estranhos cartões-postais que deveriam ser entregues para Hilde Moller Knag, mas que são endereçados a Sofia.
Os cartões são enviados do Líbano pelo pai dessa menina, que aparentemente tem a mesma idade dela e fará quinze anos no mesmo dia. enquanto isso acontece Sofia continua recebendo suas lições de filosofia, sobre todo o pensamento ocidental. É dessa forma que vai acontecer o mistério na vida de Sofia.
O livro vai nos apresentar aos primeiros filósofos do mundo, os filósofos da natureza e vai evoluindo de capítulo em capítulo até os principais acontecimentos do século XX. Infelizmente, filosofia nunca foi uma das minhas matérias preferidas, então eu acabei demorando para terminar o livro. Os últimos capítulos, já no século XX, foram mais fáceis de ler, mas ainda assim, não posso dizer que a leitura seja simples, pois acima de tudo foi cansativa.
Minha curiosidade sobre o que aconteceria com Sofia foi o que me fez continuar a ler, mesmo eu não tendo me convencido inteiramente com a estória. A diagramação é boa, eu não achei nenhum erro, só alguns trechos de citações que eles deixaram com a tradução embaixo, as páginas são amareladas. Um detalhe que eu gostei bastante foi que cada capítulo começa com uma citação do filósofo que eles iriam estudar, assim você já saberia um pouco do que ele pensava.
O final do livro me decepcionou um pouco, eu esperava mais algumas páginas para concluir a estória. De qualquer modo, é uma leitura indicada para quem tem curiosidade sobre filosofia ou que gosta do tema. a linguagem é simples, mas como o tema é complicado, esse é um livro para ser lido mais de uma vez se quiser compreendê-lo totalmente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É a primeira vez que leio sobre esse livro, sua tematica é bem interessante, mas não faz muito meu estilo.
ResponderExcluirBeijos.
www.daimaginacaoaescrita.com
Na verdade, não é o tipo de livro que eu costumo ler também...
ExcluirBeijos!
Eu tinha muita vontade de ler esse livro. Até descobrir que tinha muita filosofia, e me desanimei um pouco. Uma pena que tenha te decepcionado :/
ResponderExcluirBeijos,
biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br
Eu desanimei depois de algumas páginas, mas não quis deixar o livro sem terminar de ler...
ExcluirBeijos!
Eu tive que ler esse livro na escola, á alguns anos atrás. Eu não me lembro mais quase nada, mas me lembro que gostei muito do livro, mas acho que é porque sempre gostei de filosofia. :) Mas é uma ótima opção pra quem não tem ideia de que livro ler nesse tema.
ResponderExcluirBjkas
Marina
http://afinsdaleitura.blogspot.com/
Quer ganhar o livro "Ecos da Morte", participe do sorteio no blog. E boa sorte :)
Com certeza é uma boa opção para quem gosta de filosofia.
ExcluirBeijos!
Oi Eve!!
ResponderExcluirNão entendo quase nada sobre filosofia, pois na época que estudei essa matéria não era obrigatória, mas se fosse, imagino que eu gostaria de aprendê-la com o auxílio de um livro como esse, que apresenta diversos filósofos mas tem uma história como pano de fundo para dar aquela curiosidade de terminar a leitura. Deve ser um bom recurso a ser utilizado pelos professores da área.
Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *
Ajuda muito a terminar de ler se tiver um mistério para ser desvendado, o livro acaba sendo menos cansativo...
ExcluirBeijos!
Eu já tentei ler esse livro mais jovem só que a leitura não progrediu, agora estou atrás dessa edição nova para tentar de novo. Filosofia não é muito a minha área, mas tenho muita curiosidade para saber se esse romance é tudo isso mesmo, pelo jeito não tanto.
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Eu não sou uma grande fã de filosofia, talvez por isso o romance também não tenha me agradado muito, ainda assim, a leitura vale a pena para quem tem curiosidade sobre o tema.
ExcluirBeijos!