13 fevereiro 2014
Resenha - A linguagem das flores, Vanessa Diffenbaugh
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 295
Ano de lançamento: 2011
Victoria Jones teve uma vida muito difícil, ela foi abandonada pela mãe ainda bebê e por ter uma personalidade complicada foi jogada de uma família para a outra até os nove anos de idade. Foi na sua última chance antes de acabar definitivamente em um abrigo que ela conheceu Elizabeth, a única que realmente cuidou de Victoria e quem ensinou a ela a linguagem das flores. Mas depois de um ano Victoria acaba voltando para o abrigo, onde ficaria até ser emancipada.
Agora, com dezoito anos, Victoria está livre do abrigo, mas não sabe o que fazer de sua vida e acaba passando as noites em uma praça, onde cultiva plantas que a ligam com seu passado. Depois de dias vivendo dessa forma ela acaba arrumando um emprego em uma floricultura. Victoria se agarra a essa pequena chance e faz arranjos para os clientes segundo os significados das flores.
Aos poucos ela começa a melhorar sua vida, mas trava uma batalha silenciosa com um misterioso mercador de flores que também parece conhecer os significados das plantas com as quais a presenteia. Antes que possa perceber o que está acontecendo, Victoria se vê envolvida por sentimentos que ela não imaginava que pudesse ter, mas ainda é ameaçada por um passado que aparentemente não vai abandoná-la.
Me encantei pelo título desse livro, depois procurei mais sobre ele e acabei descobrindo uma estória tocante de superação, mas principalmente de amor, entre um casal e, mais que tudo, o amor entre uma mãe e uma filha. Tudo isso se passa entre dezenas de flores e seus significados, que são usados desde a era vitoriana.
A protagonista é uma jovem e por ter passado por mais sofrimento do que a maioria das pessoas ela prefere viver isolada e não sabe muito bem como se relacionar com as pessoas. O que ela faz é traduzir seus sentimentos através das flores, que entrega para as pessoas mesmo que elas não entendam o que Victoria quer expressar.
O livro intercala o passado, quando Victoria estava com Elizabeth, e o presente, desde que ela sai do orfanato. O romance do livro não é tão explorado quanto a relação de Victoria e Elizabeth, mas isso não atrapalha a estória, até mesmo porque não poderia haver uma grande paixão sem que ela conseguisse expressar claramente seus sentimentos e também conseguisse confiar em alguém a ponto de se entregar.
Os personagens são bem escritos, enquanto lia eu pude me sentir como Victoria e entendi o motivo de ela ser como era no início do livro. Outra personagem que eu gostei bastante foi Renata, a dona da floricultura que acabou sendo uma amiga para Victoria quando ela mais precisou. Em várias partes me emocionei durante a leitura, não de chegar a chorar, mas a estória é realmente tocante.
A diagramação do livro é bonita, não muito trabalhada, mas tem alguns detalhes que dão um toque especial. As páginas são amareladas e a letra tem um tamanho bom. Nas últimas páginas ainda há uma surpresa que eu não esperava ao comprar o livro, um pequeno dicionário com o significado de muitas flores, algumas eu nem conhecia... Enfim é uma leitura indicada por aqueles que querem um romance bonito e diferente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá... tudo bem flor...
ResponderExcluirEntão achei super linda a sua resenha, porque falar de emoções nos preenche e nos faz pensar em alguns ponto da vida que levamos sendo ela positiva ou não... Eu gostei muito do titulo do livro e embora não tenha me despertado pela leitura eu achei interessante, porque gosto de coisas que envolvem as flores e esse mini dicionário meio que me interessou rs. Xero!!1
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Oi Diana!
ExcluirFico feliz por ter gostado da resenha, esse livro é mesmo muito tocante...
Não sou muito ligada a flores, mas amei o dicionário com os significados!
Beijos!
Minha linda, queria te agradecer por ter passado em meu blog e dizer que como vc fiquei bastante interessada naquele livro da novo conceito que vc citou (risos)
ResponderExcluirOutra coisa, sobre sua resenha, eu gostei bastante desse livro, pois olha, sinceramente nunca tinha lido nada sobre esse livro. Já tinha visto até nas livrarias e nunca me chamou atenção.
Mas depois que eu li o que vc escreveu sobre ele, me deixou curiosa.
Com vontade de ler.
Vou procurar saber mais sobre ele para poder conhecer, porque as vezes a gente julga pela capa e o livro pode ser bom. Enfim...
Se cuida minha querida e qualquer outra novidade me chama
lovereadmybooks.blogspot.com.br
Oi Silvana!
ExcluirEu mal posso esperar para ler aquele livro rsrs
A capa de A linguagem das flores também não chamou a minha atenção, mas a leitura vale a pena!
Beijos!
Quero ler, uma colega minha já havia me recomendado.
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Espero que goste da leitura!
ExcluirBeijos!
Esse livro é incrível!!! Ele foi um dos melhores que li em 2012 e o enredo é bem cru e direto e os personagens são reais, o enredo é muito real. Queria que por aqui tivesse mais livros dessa autora.
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Não cheguei a procurar outros livros da autora, mas com certeza adoraria ler se achasse mais algum por aí. O enredo é mesmo muito real.
ExcluirBeijos!
Oi Eve, nunca que eu iria imaginar que por trás dessa capa um tanto quanto simples, teria uma história emocionante e que valesse a pena ler. É, acho que tenho que aprender a não julgar um livro pela capa. Gostei bastante da tua resenha e ela me despertou a vontade de ler o livro. Vou procurar para comprar, afinal esses dias esse livro estava 9,90 no submarino, vou dá uma chegada lá e ver se ainda está em promoção.
ResponderExcluirBeijos e muuuito obrigada pela dica de leitura, acho que se não passasse aqui e conferisse a tua resenha, nunca iria me interessar por esse livro.
www.booksandmovies.com.br/
Eu comprei o meu bem em uma dessas promoções rsrs. Que bom que gostou da resenha, espero que encontre o livro ainda por esse preço.
ExcluirBeijos!
Resenha nota 10. Apesar de ficção, sabemos que essa história se repete todos os dias no mundo real.
ResponderExcluirAs flores e seus significados deram uma dose a mais ao livro, deixando-o mais interessante.
meupedepagina.blogspot.com
Com certeza as flores deram um toque especial ao livro. Fico feliz que tenha gostado da resenha!
ExcluirOi Evelise, tudo bom?
ResponderExcluirEu já tinha visto esse livro em uma daquelas promoções do Submarino, mas nunca chamou minha atenção.
A história parece ser bem emocionante.
Beijos
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi Aline!
ExcluirEu comprei o meu bem nessa promoção e me surpreendi com a estória, que é mesmo muito emocionante...
Beijos!
Oi,
ResponderExcluirjá li esse livro e adorei! A história é muito emocionante e ensina boas lições! Ótima resenha!
Bjs
Oi Ana!
ExcluirObrigada! A história é mesmo emocionante e cheia de lições.
Beijos
oi ;)
ResponderExcluirhavia comentando aqui mas o envio do comentário travou ><
enfim, eu falei que a história parece ser muito bela, mas fiquei com receio dela ser um pouco parada. Também tenho um pé atras com livro onde o presente e passado se apresentam de forma intercaladas, pois tenho medo dele ser confuso se n for bem escrito!
tem postagem nova no blog, espero sua visita
-TÍTULOS DE LIVROS
Oi Juliana!
ExcluirEu também estou tendo alguns problemas com os comentários... A história não é parada, em alguns livros eu também me perco com as voltas ao passado, mas nesse é bem fácil.
Beijos!
Nossa!!!! Esse livro parece ser incrível, fiquei com muita vontade de ler. Sua resenha ficou ótima e o blog está lindo!!!!
ResponderExcluirhttp://lendoebebendo.blogspot.com.br
Oi Tathá!
Excluiro livro é mesmo ótimo! Fico muito feliz que tenha gostado do blog!
Beijos!
Oieee, nossa o livro parece ser bastante legal, e olha que eu não dava nada por ele...
ResponderExcluirbeijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/