29 maio 2014
Sonhando com filmes - Divergente
Diretor: Neil Burger
Duração: 2h19min
Lançamento: 2014
Esse sonhando com filmes já veio meio atrasado, mas eu não tinha como não falar sobre o filme que virou um dos meus novos queridinhos. Eu ainda não li Divergente (sei que deveria ter lido antes, mas não consegui resistir ao filme...) Então a opinião vai ser só sobre a minha experiência com as telas, talvez eu mude de opinião depois de ler, mas aí vai o que achei por enquanto.
A Chicago do futuro está dividida em cinco facções e os jovens decidem em qual delas querem ficar, mas antes um teste é feito para determinar qual eles se adaptariam melhor. Beatrice Prior tem dezesseis anos e está prestes a decidir sobre todo seu futuro, seu teste não revelou uma única facção, como acontece com os outros, ela é uma Divergente e sabe que se sair da abnegação não poderá manter contato com sua família.
Ela acaba escolhendo a Audácia, facção dos corajosos, daqueles que não devem temer a nada. Agora ela é só Tris e terá que passar por um intenso treinamento antes de se tornar parte do grupo. Durante o treinamento ela conhece Four, que também esconde seus segredos e que parece querer ajudar Tris no treinamento. Enquanto tudo isso acontece uma guerra parece estar prestes a explodir entre os abnegados, que estão no poder, e os eruditos, que acham que deveriam ser eles no comando.
Como disse antes, não li Divergente, então minha opinião será apenas sobre o filme. Ainda estou com expectativas bem altas sobre a trilogia, mas não sabia muito bem o que esperar do filme, já tinha lido a sinopse e li algumas resenhas dos livros, mas posso dizer que fui surpreendida pelo filme. Gostei bastante dos atores escolhidos e achei o roteiro bem organizado, mesmo sentido falta de algumas explicações, principalmente sobre as facções, mas não há como explicar todo o funcionamento de uma sociedade em duas horas, mas espero encontrar mais sobre isso nos livros.
A Tris evoluiu bastante durante o filme, mesmo sem compreender exatamente o motivo da sua escolha pela Audácia, achei que ela se adaptou bem á facção e não tenho o que reclamar da Shailene, que a interpretou. Acho que vou ler vendo ela como a Tris, não vou nem precisar criar uma nova imagem da personagem.
O Quatro também foi um personagem muito bem elaborado, cheio de mistérios, mas sem ser o badboy que invadiu os livros e o cinema nos últimos tempos (não que eu tenha algo contar esse tipo de personagem). Senti falta de um desenvolvimento um pouco maior do romance, mas talvez isso seja mais explorado no próximo filme, assim como a vilã, que ficou um pouquinho apagada no meio de tanta história.
No geral gostei do filme e recomendo para quem gosta de distopias, sei que maioria das pessoas gosta de ler primeiro, mas para aqueles, como eu, que acham que assistir primeiro não vai tirar a curiosidade sobre o livro: assistam, vale a pena. As cenas de ação estão presentes, mas não é muito parecido com Jogos Vorazes, para quem também achava que seria, as duas trilogias só tem o mesmo gênero, em Divergente não há tantas mortes, nem tantas decisões feitas no limite, o foco é maior no desenvolvimento da personagem principal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Evelise, tudo bom?
ResponderExcluirEu também não resisti e assisti antes de ler o livro. Gostei bastante da adaptação, mas senti falta de explicações maiores sobre o romance. Eles começaram a se envolver do nada e isso incomodou um pouco. A verdade é que achei o casal sem química, mas quero ler o livro para tirar maiores conclusões.
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi,
ResponderExcluirtambém não li o livro, mas amei o filme, que me deixou louca pela série. A trama foi bem desenvolvidas e os personagens muito cativantes e conviventes!
Bjs
Acredita que ainda vi o filme, e na minha cidade já saiu de cartaz, agora só on line mesmo pra ver . Mas todos estão elogiando muito o filme.
ResponderExcluirBjs
http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br