Diretor: John Madden
Duração: 1h 23min
Ano de lançamento: 1999
Na Londres do séc. XVI duas companhias de teatro disputam pelas melhores peças, enquanto isso o jovem escritor William Shakespeare sofre um bloqueio criativo, mesmo depois de prometer para uma das companhias a peça Romeu e Ethel, a filha do pirata, não consegue escrever sequer uma linha. Em um baile ele conhece a jovem Viola De Lesseps, filha de um rico comerciante, ela é apaixonada pelo teatro, especialmente por peças românticas.
Viola sonha em ser atriz, mas na época era proibida a participação de mulheres nesse tipo de atividade, sabendo disso ela se disfarça e é escolhida para participar da peça de William. Will e Viola começam a trocar cartas e acabam se apaixonando, o problema é que a união de uma jovem rica deveria ser feita com um nobre e não com um simples ator e escritor. O pai dela arranja o noivado da moça com Lorde Wessex, o que poderá por um fim no romance dos dois.
Esse filme já tinha sido indicado várias vezes no colégio e por algumas amigas, mas eu não tinha muita curiosidade sobre ele, até que vi uma imagem do filme e finalmente resolvi assistir, sem criar muitas expectativas. Já estava esperando por muito drama e romance, mas fiquei feliz por assistir cenas divertidas. Adorei as partes em que é mostrado o funcionamento dos teatros, parece tudo tão desorganizado comparado ao que vemos hoje...
Gostei também do Will (é muito estranho me referir à Shakespeare assim, mas vamos continuar), pensava que ia ver um mocinho todo melancólico, mas apesar do bloqueio criativo ele é irônico algumas vezes e não exatamente um "santo". Mesmo sem ter lido os livros do autor, a não ser umas poucas adaptações, foi uma experiência bem diferente conhecer uma versão para a vida dele. Foi incrível ver como surgiu um dos romances, seja em peça ou em livro, mais conhecido do mundo e também acompanhar o comecinho da criação de outro.
A Viola não foi uma personagem que me encantasse, apesar de ela seguir seus sonhos e ir contra as regras da sociedade, não simpatizei com muito por ela ter se julgado apaixonada pelo Will quando mal o conhecia. De qualquer modo, isso acontece em muitos filmes e livros, então não é nada que atrapalhe quem quer assistir.
Shakespeare Apaixonado não é um filme muito novo, mas vale a pena para quem estiver procurando um romance ou para aqueles que, como eu, gostam de assistir filmes que se passam em épocas bem diferentes. Esse foi o primeiro filme que assisti ambientado na Idade Média, gostei bastante e fiquei curiosa para assistir outros com esse estilo, sem contar que agora fiquei com ainda mais vontade de ler as obras de Shakespeare.
O filme foi indicado para vários prêmios e ganhou o Oscar em algumas categorias, mesmo assim não indico para quem gosta só de filmes premiados, pois por ser mais antigo não é como os que ganham uma estatueta hoje... Não esqueçam de comentar se também já assistiram, ou se quiserem deixar alguma indicação para mim...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Evelise, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a história do filme, ele é meio antigo mas eu nunca assisti. Engraçado pensar em William Shakespeare apenas como "Will". =P
Beijos,
Priscilla
http://infinitasvidas.wordpress.com
Oi Priscilla!
ExcluirTambém achei engraçado pensar nele como Will, mas depois de algumas cenas acaba parecendo normal kkk
Beijos!
Oi Evelise, tudo bom? Eu não assisti esse filme ainda, mas gosto bastante das adaptações das histórias do Shakespeare. Esse filme foi bastante premiado na época. Gosto de romances e quero conferir esse depois.
ResponderExcluirBeijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi Aline!
ExcluirEu assisti bem poucas adaptações, mas gostei bastante dessa...
Beijos!
Realmente! Nossa, este filme me lembro de ser ainda pequena quando via na prateleira da locadora. Mas é maravilhoso! e recomendo!
ResponderExcluirBeijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Faz tempo que não entro em uma locadora kkk
Excluiro filme é bom mesmo!
Beijos!
Oi Eve, tudo bem?
ResponderExcluirParece ser ótimo. Amo romances históricos hahaha E se passar na Idade Médica só aumenta minha vontade, adoro conhecer mais sobre esse tempo "obscuro".
Beijos
http://www.estantedasfadas.com.br/
Oi Carol!
ExcluirEu também gosto de filmes desse estilo, adorei saber um pouquinho mais da época!
Beijos!
E eu não assisti ainda??? :(
ResponderExcluirQue delícia. Quero muito!!
Adorei a sua resenha do filme. Ficou perfeita!!!
Bjkas
Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Fico feliz que você tenha gostado da resenha, é um filme bom para quem gosta do estilo...
ExcluirBeijos!