05 junho 2014

Top 5 - Livros Infanto- juvenis

     Faz um tempinho que estou pensando sobre esse post e finalmente resolvi fazer. Eu sempre amei ler, mas foi com mais ou menos com 11 anos que meu vício chegou ao máximo eu lia quatro, cinco livros por semana e não deixava a bibliotecária do colégio em paz... Tinha mania de anotar tudo o que lia e foi em um desses cadernos que tirei os livros para esse Top 5, alguns eu tenho na estante e são meus queridinhos, mas a maioria era de biblioteca mesmo.

     Espero que gostem, não são livros muito atuais, mas acredito que podem ser encontrados nas livrarias ou sebos maiores...

5º Lugar: A droga da obediência, Pedro Bandeira

Num clima de muito mistério e suspense, os Karas, enfrentam uma trama macabra internacional que está testando uma perigosa droga em adolescentes dos melhores colégios de São Paulo. Uma droga que pretende reduzir a humanidade à obediência absoluta e aos desígnios do sinistro Doutor Q.I.

     Acho que esse foi o primeiro livro do Pedro que li e logo depois dele vieram os outros da série, eu amava a ideia de um grupo de crianças desvendando mistérios enormes. na verdade, acho que se eu relesse hoje ainda acharia a história incrível. Esse, porém, não é o meu preferido do autor, A marca de uma lágrima é meu queridinho, só que acho que não se encaixa no post...

4º Lugar: Estrelas Tortas, Walcyr Carrasco

Marcella é uma jovem bonita e esportiva. Sofre um acidente de automóvel, com a mãe ao volante. Torna-se paraplégica. Sua vida muda completamente. Seu cotidiano é cruel. Aprende a adaptar-se à perda de movimentos. Tudo parece difícil. Mas ela descobre novos amigos e encontra forças para reconstruir sua vida mostrando que, por pior que sejam os obstáculos, sempre é possível dar a volta por cima. Cada capítulo é narrado em primeira pessoa por alguém da família ou do círculo de amigos de Marcella, dando versões diferentes da tragédia e mostrando como se pode encontrar um novo caminho.

     Essa não foi uma leitura muito fácil, eu lembro que achei o livro bem triste, mesmo se tratando principalmente da volta por cima que a personagem dá. A história é linda e eu gostaria muito de ter na minha estante, junto com alguns outros do autor que eu também gosto bastante.

3º Lugar: O Segredo da Plataforma 13, Eva Ibbotson

Debaixo da Plataforma 13, na estação de trens Encruzilhada dos reis, existe uma porta secreta que leva para uma ilha mágica...
A porta se abre apenas a cada nove anos. E quando isso acontecer, quatro figuras misteriosas vão pisar nas ruas de Londres. Um mago, um ogro, uma fada e uma jovem bruxa têm a missão de encontrar o príncipe do seu reino, roubado quando bebê, nove anos antes. Mas o príncipe transformou-se num horrível menino rico, chamado Raimundo Trottle, que não entende nada de mágica e está determinado a não ser resgatado.

     Não tem como não citar uma fantasia bem doida. O mistério da plataforma 13 é bem divertido e a autora criou todo um universo paralelo ao nosso, que pouquíssimas pessoas conhecem. Não tem como não gostar da história e esse eu posso reler sempre, é um dos que estão há mais tempo na estante...

2° Lugar: O Diário da Princesa, Meg Cabot

Mia Thermopolis, uma garota nova-iorquina comum, descobre, de repente, ser a herdeira de um reino europeu. Ela vai, então, morar com seu pai, para aprender a agir como a verdadeira nobre que é. Mas sua avó, a velha princesa Genovia, acha que ela tem muito a aprender antes de poder subir ao trono. Um grande romance que chega às telas em uma produção dos estúdios Disney.





     Não gostei muito dessa sinopse, mas decidi deixar como todas as outras... Não sei bem se o livro é infanto-juvenil, mas eu comecei a série na mesma época e amei cada livro. Tem como não se apaixonar pela história de uma garota comum que descobre que na verdade é uma princesa? Eu gosto bastante do filme que criaram, mas não se enganem, é bem diferente do livro.

1º Lugar: Ella Enfeitiçada, Gail Carson Levine

A história de Ella enfeitiçada começa no dia do nascimento de uma jovem que recebe o "dom da obediência" de uma de suas fadas-madrinhas, a temperamental Lucinda. Infelizmente, o presente revela-se uma maldição, já que Ella passa a ser obrigada a fazer tudo que lhe ordenam, por mais perigosas que tais imposições possam ser. E o que é pior, não consegue nunca retardar o cumprimento da ordem por muito tempo. Mesmo poucos minutos significam uma luta desesperada. Pois bem, em vez de torná-la dócil o feitiço fez dela uma pessoa rebelde. A situação agrava-se depois que o pai da garota se casa com uma mulher cruel que tem duas filhas mimadas e dispostas a tudo para humilhar a nova irmã. Determinada a encontrar Lucinda e convencê-la a retirar o encantamento, Ella acaba conhecendo o jovem príncipe Charmont, que se apaixona pela moça.

     Um livro que eu   não me canso de reler, essa é a descrição para Ella enfeitiçada. A história é lindinha e perfeita para todos que, como eu, não se cansam de um conto de fadas. Esse também tem uma adaptação para o cinema, mas se vocês já assistiram e não gostaram leiam, posso garantir que é bem diferente.

     Por hoje é isso, eu gostei bastante de rever alguns dos livros que já li e percebi que meu gosto literário não mudou muito. Talvez agora eu leia mais romances que aventuras, mas as fantasias continuam sendo parte das leituras. Também percebi que antes eu lia mais nacionais, mas estou começando a voltar a ler mais autores brasileiros...

6 comentários:

  1. Oi,

    adorei o top! Já li Estrelas Tortas e toda a série O Diário da Princesa, que adoro até hoje!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      São livros muito bons mesmo, eu ainda quero ter a série O diário da princesa completa na estante...
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei o top, mas confesso que conhecia poucos dos que você citou.
    De qualquer forma, gostei muito de todos e adoro os livros do Pedro Bandeira.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li vários do Pedro Bandeira e essa série é muito boa!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oie, tudo bom?
    Adorei o top. Nossa eu já li todos os livros do Pedro Bandeira e quando era mais nova eu amava as aventuras dos Karas. Uma ótima história para as crianças de hoje.
    O Diário da Princesa também fez parte da minha adolescência.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Eu ainda não li todos do Pedro, mas algum dia eu consigo!
      Beijos!

      Excluir

Oi!
Agradeço por ter lido até aqui, se puder e quiser deixe um comentário. Você vai me fazer feliz e ainda pode dar sua opinião sobre os meus textos...

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik