29 dezembro 2014

Resenha - A vida do livreiro A. J. Fikry, Gabrielle Zevin

"Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo.", esse é o dizer que está na porta da Island Books, única livraria em uma ilha. A.J., dono da livraria, nunca imaginou sua vida como está agora: sua esposa morreu, ele não é um bom administrador e as vendas estão caindo. Para piorara a situação, seu bem mais precioso, um livro raríssimo, foi roubado. Alguns dias depois do roubo um misterioso pacote é deixado para ele, um pacote que poderá mudar sua vida.

Junto com esse pacote surgirão responsabilidades que A.J. imaginou que nunca teria e uma oportunidade de sair do estado depressivo em que estava desde a morte da esposa. No momento em que até os livros começam a parecer sem graça surge mais uma personagem na vida dele, a excêntrica representante de uma editora, além do policial Lambiase, que parece estar em todos os momentos importantes de sua vida.



Demorei bastante para conseguir escrever essa resenha e mesmo assim não sei se consegui passar tudo o que senti durante a leitura. É muito simples dizer que o livro é um romance com um toque de mistério, mas não consigo encontrar outra classificação para ele que não essa.

A vida de A.J. Fikry sempre foi movida pelos livros, desde a juventude até um casamento feliz, mas tristemente interrompido, quando nada mais faz sentido em sua vida. O livreiro não é mais a mesma pessoa, o luto o tornou um homem carrancudo que afastou quase todos de sua vida, diminuindo também o movimento da livraria, que ele pensa em fechar. Um livro que desaparece misteriosamente será a chave para uma nova mudança em sua vida, algo que não poderá ser desfeito.

A vida do livreiro A. J. Fikry trata do amor, em várias formas. Como ele pode mudar completamente a visão de mundo de uma pessoa e também como ele pode surgir de algo inesperado. A autora trabalhou com várias histórias e personagens que acabam se entrelaçando, não sobraram pontas e os mistérios foram muito bem solucionados. os personagens secundários foram muito bem desenvolvidos, todos têm suas próprias histórias e acabam se ligando à vida de A. J. de diversas maneiras.

No começo a escrita da Gabrielle um pouco confusa, com constante voltas ao passado do protagonista, mas quando me acostumei com isso consegui um bom ritmo de leitura e as 186 páginas acabaram passando bem rápido. No início de cada capítulo há uma indicação de um conto, feita pelo A.J. para alguém que descobriremos durante a leitura.

Essa foi uma das minhas melhores leituras de 2014, um livro que indico para todos que gostam de romances, mas também para quem não é tão fã do estilo, mas que procura por uma história bonita e muito realista. Não há como não se sentir tocado pela mensagem que a autora deixou e também pelo amor dos personagens pelos livros.


6 comentários:

  1. Olá Evelise, primeiro quero dizer que desde o lançamento desse livro fiquei meio incomodado por não desvendar totalmente a história dele. Vi uma resenha do Klébio Damas, mas não foi tão objetiva nem tão explicativa como essa. Imagino como os livros (atuais) de J.K. Rowlling e de Agatha Christie, onde a autora parece não ligar para a nossa necessidade em descobrir sobre o ponto chave (que no caso do livro é o sumiço de um livro raro, isto somado aos problemas emocionais que o livreiro certamente está passando). Como todo livro de romance investigativo e misterioso, o final é surpreendente.

    Bom, só fez com que a minha vontade de ler o livro triplicasse...

    Bom, não recebi o seu retorno sobre a conversa do layout, espero que ainda esteja interessada na aplicação do layout...

    Até mais! 'u'

    Daniel Santos | Malfeito, Feito! | www.malfeitofeito.tk

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, fiquei ainda mais com vontade de ler o livro.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Eve! Tudo bem? :D
    Que resenha boa de ler! Eu sempre gosto de livros onde os personagens tem alguma ligação com a leitura, acho que consigo me identificar mais e até entendê-los. Mas se tem uma coisa que não me deixa muito bem é essa volta ao passado no meio da narrativa.. O livro The 100 é assim e em alguns momentos eu ficava MUITO perdida, porque você tá lá de boa com o personagem e do nada você volta 15 anos atrás, tipo CALMA NÉ MOÇO ._.
    Eu nunca tinha lido nada desse livro, mas pretendo ler algum dia! Estou seguindo seu blog e aguardando novas postagens! Beijos (e um feliz 2015 antecipado, que o ano traga muita coisa boa e muito livro!) <3

    www.artigo2.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tinha me interessado pelo livro, pelo menos não tanto, até ler sua resenha. Jurava que era algo mais, talvez, pesado. Mas a sinopse não tinha me chamado exatamente atenção, sabe? Ainda que eu goste da capa. Fiquei feliz de saber que é um romance, mas não é muito meloso, e sim mais realista. Vou procurar <3

    http://beletristas.com

    ResponderExcluir
  5. livro pode até ser bom, mais a capa deixou tanto a desejar, sou meio preconceituosa kk' poderia até ler se ganhasse de presente.

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da resenha, o livro parece ser uma maravilha, especialmente por ter livros como tema, mistério e essa certa melancolia da perda, parece a mistura perfeita. Fiquei bastante curiosa para ler.
    Abraços!
    www.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir

Oi!
Agradeço por ter lido até aqui, se puder e quiser deixe um comentário. Você vai me fazer feliz e ainda pode dar sua opinião sobre os meus textos...

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik