12 abril 2015

Resenha - As crônicas de Oldar - Durilim: O filho do dragão, Rondinelli Fortalesa

     Herlana e Gurtum encontram Trumo, um dragão, ferido na floresta. Junto dele está um estranho ovo lilás que poderia ser de dragão, mas esses animais, até onde se tinha conhecimento, não podiam se reproduzir. Depois da Grande Guerra da Traição, os dragões foram libertados e desde então conviveram pacificamente com todos os povos, mas se o número desses seres aumentasse muito as consequências seriam desastrosas.

     Pensando nisso, um conselho com os reis das três nações amigas de Eddamael seria reunido para decidir o futuro daquele ovo. Herlana também pede ajuda à Ádalo, que revela apenas que o está no ovo pode vir a ser um grande aliado ou inimigo. O que eles não imaginaram é que tudo poderia ser o começo de algo maior e mais maligno, com a possibilidade de uma nova guerra, dessa vez do povo contra criaturas que estavam há muito esquecidas.

* Livro lido através do booktour organizado pelo autor.



     Depois de um bom tempo sem ler fantasias, fiquei bem empolgada com a oportunidade de ler Durilim: O Filho do dragão, que é o primeiro livro da série Crônicas de Oldar. Com uma temática bem fantasiosa, Rondinelli Fortalesa criou todo um universo que tem elementos que lembram uma época medieval, misturados com dragões, sacerdotisas com poderes extraordinários e pessoas com algumas características bem diferentes.

     O livro tem um número bem grande de personagens, sem um grande aprofundamento sobre as personalidades e os sentimentos de cada uma, isso me incomodou um pouco durante a leitura, pois demorei a diferenciar um do outro. Algumas vezes ficava perdida sobre quem era quem e acabava pensando é um de tal grupo e aquele é do outro. Como é uma saga, imagino que isso vá melhorar nos próximos livros e que aos poucos o leitor irá conhecendo bem todas as personagens.

     Durilim, o protagonista, foi muito bem desenvolvido, ele teve algumas ações bem viajadas para a idade, é uma criança, mas como tem muito mais força e poderes do que todos, isso não incomodou. Herlana é uma sacerdotisa que vive em favor do reino, ela e Gurtum, que é um guerreiro, encontram o ovo e ficam responsáveis por vários acontecimentos importantes no decorrer da história. Herlana é uma personagem cheia de mistérios e que se comunica diretamente com Ádalo, que é o deus do povo de Oldar. A forma dela de agir e seus poderes chamaram minha atenção e a transformaram em uma das minhas personagens preferidas do livro.

      A Guerra da Traição é citada muitas vezes e esse foi outro ponto que poderia ser mais explicado, talvez com um spin-off da saga... O que aconteceu nessa guerra gerou consequências nesse primeiro livro, então eu, e imagino que vários outros leitores, gostaria de saber mais sobre como e porque ela aconteceu.

     A narração é toda em terceira pessoa, acompanhando várias personagens, como é comum nesse gênero. Encontrei uma quantidade considerável de errinhos de revisão, o que me incomodou um pouco durante a leitura, mas imagino que isso mude em uma próxima edição. Não posso reclamar da diagramação, pois o livro tem páginas amareladas e uma fonte bem confortável para a leitura, além de um glossário com termos usados na história, um mapa e uma lista das gerações de personagens. A capa é muito bonita com o dragão em destaque e uma paisagem ao fundo.

     Enfim, indico o livro para quem é fã de fantasias, mas não para quem se irrita com as pontas soltas que muitas vezes são deixadas em inícios de sagas. Para finalizar, vou deixar o booktrailer, confiram!


7 comentários:

  1. Oi Evelise!
    Infelizmente este livro não me interessou...
    Erros de revisão são muito chatos e atrapalham o andamento da leitura, né? A gente acaba prestando mais atenção nos erros do que na história.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Nunca tinha escutado falar desse livro, gosto de livros de fantasia. Pela sua resenha fiquei mega curiosa para ler o livro, pois parece ser incrível pelo que falou na sua resenha e a capa é bonita.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Evelise!
    Gostei de várias coisas que você falou na resenha,sobretudo do fato de o livro mostrar o ponto de vista de vários personagens e, claro, de ser uma fantasia!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  4. Oi Eve :D

    Muuuito obrigado pela resenha. Espero que em novas edições a revisão fique melhor e dedicarei um pouco mais aos personagens pra que eles se revelem um pouco mais.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi, flor
    Adorei a proposta do livro! Mas acho que não é o estilo literário que estou no momento, sabe?
    Mesmo assim a história me parece fascinante.
    Adorei sua resenha.
    Beijos e beijos
    http://www.naqueleoutono.com/

    ResponderExcluir
  6. OIeee

    Eu sempre namorei esse livro, eu amo fantasia, e está crescendo o gênero... vamos ver se eu gosto.

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  7. Olá! Não conhecia a obra e fiquei interessada (adoooooooro Dragões *-*). Esses errinhos acontecem. Pra você ter uma ideia, eu ajudei a revisar o livro de um amigo, mesmo depois da revisão feita pela editora, nós dois achamos muita coisa a melhorar. Já peguei livros de editoras grandes com erros enormes (tipo, "Rebeca empurrou Rebeca" - que na verdade era Fernanda), mas nada como novas edições pra dar um jeito ;)

    Gostei da sua resenha. Resenhas sinceras são uma maravilha haha' Fiquei com muita vontade de ler ^^ bjos

    Brenda S. | Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir

Oi!
Agradeço por ter lido até aqui, se puder e quiser deixe um comentário. Você vai me fazer feliz e ainda pode dar sua opinião sobre os meus textos...

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik