Sem ter como atender ao pedido, ele decide responder a carta que de alguma forma chega às mãos de Anabelle. Os dois mesmo sem entender o que está acontecendo, iniciam uma intensa comunicação. A relação começa com desconfiança, afinal, como poderiam duas pessoas separadas por 50 anos se comunicarem, evolui para a amizade e daí para uma paixão avassaladora.
Dois jovens e duas épocas ligados pelas palavras e por um sonho...
"Tinha algo a ver com pensar que a Via Láctea é pequena demais para acharmos que estamos tão longe assim um do outro, e que uma simples reta imaginária me ligava a ela, não importa onde ela estivesse."
Essa é minha primeira resenha para a maratona setembro nacional e posso afirmar que já comecei bem!
Belleville é um romance com toques de fantasia que tem tudo para agradar mesmo os leitores mais exigentes. A história gira em torno de Lucius e Anabelle, dois jovens com vidas bem diferentes que de uma forma bastante incomum acabam se apaixonando. Ela vive na década de 60 e passa por uma situação complicada depois da morte dos pais, enquanto ele está em 2014, iniciando a faculdade de matemática.
Os protagonistas foram muito bem construídos e conseguem fugir dos padrões, sem deixar de serem cativantes. Lucius é o típico nerd, logo no início das aulas começa a ser importunado por alguns alunos e tem dificuldade para fazer amizades. Quando descobre a carta de Anabelle logo decide que seria impossível terminar de construir Belleville, mas os dias passam e eles continuam trocando cartas, fazendo com que sua afeição pela garota cresça e ele decida ajudá-la.
Anabelle vive sozinha no casarão, uma situação complicada para uma jovem em 1964. As poucas economias que o pai deixou estão acabando e ela nunca trabalhou, nem sabe o que vai fazer no futuro, sua única companhia é o gato Tião. Por falta de opção ela decide escrever uma carta para que alguém no futuro possa ajudar a realizar o sonho do seu pai e fica muito surpresa quando recebe uma resposta para seu pedido.
No início, até Lucius encontrar a primeira carta de Anabelle, a leitura é mais lenta, mas depois que isso acontece eu não conseguia largar o livro para nada! A história é tão envolvente que logo depois das primeiras cartas eu já imaginei várias teorias sobre o que poderia acontecer e como sempre não acertei quase nenhuma...
"Mas também sabia que havia dado a oportunidade de mais alguns muros transparentes se levantarem ao meu redor, desta vez muros bem altos - e eu não poderia reclamar depois."
Mesmo que o livro tenha um estilo “fofo” o autor não deixou de colocar temas mais complicados na história, principalmente envolvendo Anabelle. Ela passa por momentos bem tristes e algumas vezes eu cheguei a me emocionar com sua situação. Mesmo assim a garota não desiste do sonho que era do pai e passa a ser dela de ver Belleville pronta.
O único ponto que poderia ser um pouco mais trabalhado foram os personagens secundários. Mesmo os que foram importantes na história não tinham uma personalidade bem definida que poderia torná-los mais marcantes.
Só tenho elogios sobre a narrativa, os capítulos intercalados entre Lucius e Anabelle foram ótimos para entender o que se passava com cada um deles e por serem em primeira pessoa fizeram com que eu me sentisse bem próxima dos protagonistas. Além disso, ele conseguiu colocar expressões, especialmente nos capítulos da Anabelle, que não deixavam esquecer em que época ela estava.
"De todos os lugares do mundo, havia apenas um que eu queria visitar agora. Chances de a minha ida até lá ser em vão? Com certeza muitas. Mas é como dizem: não faça da sua vida um rascunho, ou poderá não ter tempo de passá-lo a limpo"
O enredo em si tem tudo para prender diversos tipos de leitores, sejam os fãs de romance, de fantasia ou os que gostam de um pouco de drama. Felipe Colbert tem uma narrativa fluida que consegue, além de prender o leitor, o transportar para o universo que ele criou.
Sobre a diagramação, eu só tenho elogios para a Editora Novo Conceito por causa dessa capa linda e que tem tudo a ver com a história! A diagramação é mais simples, mas não deixa de ser boa com suas páginas amareladas e fonte bem confortável para a leitura.
Enfim, leitura mais que recomendada!
eu me atrai pelo livro quando li a sinopse, e achei a capa bem bonita. Foi minha primeira leitura de Felipe Colbert e adorei a escrita dele... é, vc começou bem msm a maratona ^^
ResponderExcluirNossa, eu não conhecia muito a história de Belleville e adorei completamento, quero conhecer muito Lucius e Anabelle, agora entendi mais a capa, que é linda! Eu estou lendo o mais recente lançamento deste autor e pretendo comprar este também!
ResponderExcluirAbraços e até!
http://lendoferozmente.blogspot.com.br/
Oi eu morro de curiosidade de fazer essa leitura.
ResponderExcluirRecentemente eu li para sempre do autor e
percebi que esse misto de romance e fantasia
é a marca da escrita dele, achei o livro meio clichê em alguns pontos,
mas curti a leitura.
Beijo
Oii, não conhecia o livro e me interessei. Gostei muito da capa, mesmo não gostando muito de capas que mostre o rosto dos personagens.
ResponderExcluirAbraços!
http://lendocomobiel.blogspot.com.br/
Oi. Já conheço a escrita do autor e confesso que não senti empatia pelo livro em questão, não curti a escrita dele. que bom você ter gostado!
ResponderExcluirA capa desse livro é deslumbrante! Fico feliz em saber que seu enredo a encantou tanto, pois tenho enorme curiosidade em ler Belleville desde o seu lançamento. Vergonhosamente, desconhecia o seu desenvolvimento, mas agora curti ainda mais a premissa e quero, definitivamente, adquirir a obra em breve.
ResponderExcluirBeijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Já anotei esse livro na minha wishlist do Skoob
ResponderExcluirAdorei sua resenha
Bjs
Eu acabei de ler um livro do autor e estou MUITO empolgada para ler outros livros dele! Belleville parece ser realmente uma ótima leitura, acho que assim como você irei adorar! :D Adorei a resenha e os quotes.
ResponderExcluirBeijos
Mais um livro do Felipe que surpreende os leitores. Tenho visto tantas opiniões positivas que fiquei muito curiosa com a história. Gostaria de poder ler o quanto antes.
ResponderExcluirEve, a pergunta que fica martelando na minha cabeça: Como eles podem se corresponder?
ResponderExcluirQue quebra temporal é essa?
Lógico que estou curiosa pela leitura, parece ser muito interessante e quero imaginar essas teorias que você fez.
Lisossomos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca li nada desse autor, mas li bons comentários sobre ele e por isso tenho curiosidade com esse livro, embora deva confessar que não costumo ler histórias com toques de fantasia com muita frequência, mas a premissa da história é ótima e pela sua resenha é um livro que vale a pena conhecer.
Beijos :*
Larissa - srtabookaholic.blogspot.com
Tenho esse livro guardado na estante, mas ainda não o li. Sua resenha me instigou... ^^
ResponderExcluir~Glaucia - www.leitorait.com
Olá,
ResponderExcluirUm ponto que vi sobre esse escritor numa entrevista com ele é que ele sempre se preocupa em dar um "símbolo" aos seus romances, e nesse caso, foi a montanha-russa. Já estou com Para Continuar dele na minha wishlist e se gostar embarcarei nesse aí também.
Beijos,
Miss Sorrisos Blog
Twitter|Instagram
Tenho curiosidade em ler o livro, mas só curiosidade mesmo, pelos comentarios positivos e a puxação de saco que vejo por partes de alguns blogueiros, quero saber se é bom mesmo, só não sei qdo vou ler haha
ResponderExcluirhttp://odiariodoleitor.blogspot.com.br/
É a segunda resenha de um livro do autor que leio hoje e cheguei a conclusão de que ele tem uma escrita cativante que prende o leitor e sabe trabalhar os temas abordados....
ResponderExcluirparebéns pela resenha.... e por me lembrar que estou atrasada na maratona kkkkkk
Eu não conhecia o livro, mas a capa e a sinopse já chamaram a minha atenção de cara.
ResponderExcluirSua resenha me ajudou a confirmar uma decisão que eu já havia tomado que é a de lê-lo haha.
Gostei muito da sua resenha e fico feliz que você tenha gostado da leitura.
Beijoos