30 janeiro 2014

Sonhando com filmes - Amor e inocência


     Diretor: Julian Jarrold
     Duração: 120 minutos
     Ano de lançamento: 2007
     Título original: Becoming Jane

     O filme é uma biografia, um tanto fantasiosa, da autora Jane Austen. Jane sempre foi um pouco à frente de sua época e isso não era muito bem visto, nem sequer por sua mãe. O certo seria que ela se casasse com um homem de boa família e com uma fortuna considerável e salvasse sua família, que passa por uma situação financeira complicada. O problema é que ela quer escrever e se casar quer que seja por amor.
     Em 1795 ela já tem um bom pretendente, o Sr. Wisley, sobrinho de uma nobre da região, mas não está nem um pouco apaixonada por ele. Na mesma época vem para o lugarejo onde eles moram Tom Lefroy, um jovem estudante de direito com um passado que não é dos melhores. Depois de encontros inesperados e conversas que mais parecem discussões eles acabam se apaixonando.
     Essa relação não é bem vista pela família de Jane, pois o jovem é pobre e depende totalmente de seu tio, que mora em Londres. Isso sem contar a fama do Sr. Lefroy, que o torna indesejável para qualquer moça de boa família. Ao mesmo tempo também acompanhamos a vida dos irmão de Jane, Cassandra, que vai se casar, assim que o noivo voltar de uma longa viagem e Henry, que parece estar se apaixonando por uma mulher bem mais velha.
     Fiquei encantada por esse filme, não há outra forma de explicar.  Para mim Anne Hathaway ficou perfeita no papel de Jane, ela pareceu irônica e inteligente como eu imaginava a autora e o romance ficou lindo, apesar de haverem muitos relatos do relacionamento, então eu imagino que boa parte tenha sido inventada. Também gostei bastante dos pais de Jane, que me lembraram muito o Sr. e Sra. Bennet de Orgulho e Preconceito.
     Outra coisa que eu gostei muito foi o fato de Jane estar sempre escrevendo, não importa o horário, não importa quem esteja vendo, mesmo que uma mulher escrever na época era um escândalo, ainda mais no meio de todos. Dessa forma quem está assistindo ainda tem a oportunidade de acompanhar a criação de Orgulho e Preconceito, desde as primeiras ideias da autora, quando o livro ainda iria se chamar First Impressions que teria sido inspirado nesse romance da autora.
     Eu vou parar por aqui por medo de deixar passar algum spoiler, mesmo que os apaixonados por Jane Austen como eu já saibam sua biografia, eu não quer estragar o final, emocionante, do filme. Enfim, indico o filme para todos os que são apaixonados por Jane e também aqueles que estão procurando por um romance lindo, perfeito, emocionante... de época. Quem for assistir, já vá se preparando para se emocionar, se for como eu vai chorar bastante...

 
 
     Eu quase nunca separo quotes, mas dessa vez não resisti a marcar alguns:

" O amor é desejável, mas o dinheiro é absolutamente indispensável!" (No trailer é ficção, não amor, mas eu entendi isso no filme dublado...)
-Sra. Austen
"Nenhuma mulher sensata demonstraria paixão se quisesse atrair um marido."
-Jane Austen
"Conhecer você e não ficarmos juntos seria um pesadelo."
-Sr. Lefroy

12 comentários:

  1. Oi,

    sou louca por Jane Austen e agora estou louca para ver esse filme! Mesmo que eles tenha dado uma inventada, aposto que deve ser legal!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou louca por todos os livros da Jane! O filme é mesmo muito bom.
      Beijos!

      Excluir
  2. Sabe que eu tenho esse filme aqui e nunca vi? Sempre enrolo e vai ficando, ficando... Deve ser perfeito mesmo, a Jane é uma das autoras que eu mais amo e assistir uma biografia, mesmo que um pouco fictícia, vai ser interessante.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe de assistir, mesmo sendo fantasioso o filme é muito bom, fiquei muito curiosa para assistir outras adaptações, da vida dela e dos livros!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oii, tudo bom?
    Nunca li nada da Jane Austen e quero começar logo por Orgulho e Preconceito, mas fiquei com taaanta vontade de ver esse filme que estou cogitando a ideia de começar por esse livro! hahaha
    A história parece muito boa e eu adoro a Anne! Fiquei muito curiosa!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho e Preconceito é o meu livro preferido da autora. Eu também gosto muito dos filmes da Anne, não deixe de assistir esse!
      Beijos!

      Excluir
  4. Eu não li esse livro, mas vi o filme e achei lindo! <3 amo esses romances de época!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que na verdade não há um livro desse filme, mas ele mostra enquanto Orgulho e Preconceito foi escrito...
      Beijos!

      Excluir
  5. Oiee! Tô numa onda boa de Jane e fiquei MUUUITO interessada nesse filme. Vou caçar na internet para poder assistir. Amei, amei e amei a dica!

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado da dica! Acho que eu sempre estou em uma onda de Jane...
      Beijos!

      Excluir
  6. tudo que é sobre a Jane me atrai na hora
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi!
Agradeço por ter lido até aqui, se puder e quiser deixe um comentário. Você vai me fazer feliz e ainda pode dar sua opinião sobre os meus textos...

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik