Jane Hayes é uma nova-iorquina de 33 anos que tem uma certa fixação por cavalheiros do século XVIII, especialmente pelo Sr. Darcy, personagem de um dos romances de Jane Austen. Com um histórico amoroso no mínimo desastroso, ela resolve desistir de vez dos homens de vez e se entregar ao vício que é assistir à adaptação de Orgulho e Preconceito feita pela BBC.
É nessa situação que recebe uma estranha herança de sua tia, que deixa para ela uma viagem para um misterioso resort que promete uma experiência digna dos romances de Austen. Em Austenlândia, todos devem se comportar como se estivessem na Inglaterra do século XVIII. Será essa a oportunidade perfeita para que Jane viva o romance de seus sonhos?
No começo desse ano assisti à adaptação que foi feita de Austenlândia, antes de saber que havia um livro. Só depois de assistir descobri que o livro seria traduzido e fiquei muito curiosa. O livro é curto, então foram poucas cenas cortadas no filme, mas uma ou outra coisinha sempre muda.
Jane acredita que todo relacionamento deve caminhar como os dos livros de Austen, o que a leva a considerar um simples encontro como um romance. Isso acaba a deixando ainda mais frustrada, fazendo com que volte a se refugiar na segurança de seus dvd's de Orgulho e Preconceito. Depois de decidir desistir dos homens ela recebe a estranha herança de sua tia, que não poderia ser reembolsada.
Decidida a ir para o resort como uma forma de finalmente se libertar de sua obsessão pelo Sr. Darcy, ela esperava voltar de lá sem pensar nos cavalheiros dos romances, mas não contava que as semanas em Austenlândia pudessem confundir a realidade a ponto de ela não saber mais o que é atuação. A promessa do resort de dar a todas as hóspedes um romance digno de Austen é cumprida por atores, pagos para cortejar uma ou outra "dama" da temporada. O problema é que jane não consegue mais distinguir o que é real e acaba completamente perdida entre seus sentimentos.
Austenlâdia não foi um livro surpreendente, principalmente porque eu já conhecia a história, mas nem por isso deixou de me agradar. As poucas páginas passaram muito rápido, a escrita da autora é bem leve, sem muita preocupação em descrever a fundo os personagens, o que tornou o livro perfeito para se ler de uma só vez.
A narrativa é em terceira pessoa, mas fica focada só em jane, então acabamos tão perdida na atuação dos personagens quanto ela, eu nunca conseguiria descobrir sozinha quem estava fingindo ali, nessas horas foi meio decepcionante ler depois de ter assistido... Uma coisa que mudou do livro para o filme foi a participação da Srta. Charming, que foi colocada mais em evidência nas telas, senti falta de mais participação dela no livro.
O destaque dessa edição vai para a capa e a contracapa, que são simplesmente lindas com essas sombras (acho que posso chamar assim...) e o contraste entre o azul da capa e o rosa clarinho da contracapa. A diagramação é simples, mas bonita, não lembro de nenhum erro de revisão. As páginas são amareladas e a fonte tem um tamanho bom.
Imagino que para os que gostam do universo que existe sobre os livros de Jane Austen vão se divertir bastante com essa história, mas quem gosta de chick-lit também vai gostar das loucuras da protagonista. Me contem, quem ai gostaria de ir para Austenlândia? Eu sinceramente não iria, ia ficar muito confusa em um lugar como esse, mas me contem o que vocês acham...
Só para lembrar que o sorteio de marcadores e folhetos de livros continua, é super fácil de participar, cliquem aqui!
Ps: As fotos foram tiradas do Google.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não é um livro que me chamou atenção, mas de repente posso dar uma chance ao filme e quem sabe se curtir, ir ler o livro...
ResponderExcluirAndy_Mon Petit Poison
POISON QUICKS - Goste e Tente #2 bit.ly/11xC2kR
Oi Evelise, tudo bom?
ResponderExcluirEu já conhecia a premissa desse livro e trata-se de um chick-lit que eu leria. Não li os livros da Jane Austen, mas sei que seus romances encantam a todos. Achei a protagonista desse livro meio doidinha e divertida.
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oi Evelise tudo bem?
ResponderExcluirJá li esse livro e tmb amei essa capa achop tão fofa, quanto a história eu gostei avaliei como três estrelas, mas confesso que esperava um pouco mais, mas com certeza acho que a leitura é valida..Bjs
www.paraisoempapel.com
www.contodeumlivro.blogspot.com.br/