Bom dia sonhadores =]
Faz uns dias que vi no blog Literalizando Sonhos o primeiro post de um projeto que começou agora em 2015, eu já estou me sentindo atrasada com post, mas isso é normal (eu sei que sou quase incapaz de seguir datas...)
{Introdução Padrão}
O que é o projeto?
O 'Projeto Paracapafraseando' foi criado pela Aline do Literalizando Sonhos e pela Mari do Love Lovers com objetivo de explorar as diferentes interpretações dos leitores sobre a capa de um livro. Os capistas, designers, editores e desenhistas trabalham duro para que a parte visual de um livro represente tudo o que está presente na narrativa e muitas vezes esses detalhes nos passam despercebidos.
A capa é, na maioria dos casos, responsável pela venda do livro. Mas e se nós te dissermos que ela pode significar mais do que você imagina? Ela pode até mesmo complementar o significado de um livro. Reuniremos nesse projeto as mais diversas interpretações dos leitores. Não há certo ou errado, só o que você enxerga. É como dizia Renato Russo: '... às vezes o que eu vejo quase ninguém vê.' Queremos saber as impressões de vocês. Mesmo se você não tiver lido o livro em questão, nós queremos o que você vê e como você vê.
Todo mês, será escolhido um livro para ser analisado: capa, título e subtítulo. E a sua opinião e divulgação concorre a prêmios. Você ganha até três cupons para participar do sorteio de um livro no final de cada mês. Saiba mais no post original.
Capa de Janeiro/Fevereiro:
Na sua opinião, o que ela representa?
Dê sua opinião, compartilhe e concorra a prêmios! Participe, se inscreva até o dia 25/02!
Depois dessa introdução, vamos à minha opinião sobre a capa de Proibido:
Desde que li sobre o lançamento de Proibido fiquei curiosa sobre a história, que traz um tema bem polêmico e foi só depois de um vídeo gravado pela própria autora (desculpa, mas eu não tenho o link...) que decidi que daria uma chance à leitura. Ainda não li, mas espero fazer isso em breve e já sei que vou me emocionar bastante... A capa foi a a primeira coisa a chamar minha atenção, o fundo branco deu bastante destaque às mãos segurando uma rosa e o arame farpado, se vocês olharem bem, passa entre as mãos e a flor.
Não há como não dizer que o trabalho do capista foi incrível, pois conseguiu dar o devido destaque ao título, subtítulo e o nome da autora e ainda escolheu uma imagem bem significativa. A capa, junto com título, me fez perceber que o casal deveria se manter afastado e o amor, que para mim é representado pala rosa, é algo frágil. O arame provavelmente representa todos os obstáculos que os protagonistas terão que enfrentar para poderem viver esse amor, depois de ler a sinopse dá para saber que são muitos...
Quanto ao subtítulo, "Como uma coisa tão errada pode parecer tão certa?", a frase basicamente grita para mim LEIA, pois sou fã de histórias de amores impossíveis e imagino que vou torcer muito pelo casal.
Antes de terminar o post, quero parabenizar as criadoras do projeto, Aline e Mari, adorei a ideia e podem ter certeza que vou continuara participando! Meus parabéns também vão para o, ou a, capista de Proibido, se todas as capas fossem como essa, os leitores seriam ainda mais felizes =]
Oi linda!
ResponderExcluirAmei essa ideia das meninas e se eu não fosse tão sem noção da vida eu iria participar rs.
Desejo sucesso para vocês com o projeto
Beijos
www.amorliterarioamor.com
Oi Evelise.
ResponderExcluirMenina eu também tenho um sério problema com seguir datas, não sou nenhum pouco regrada rsrs.
Eu não conhecia esse projeto, mas achei bem interessante e criativo.
Antes eu até parava e perdia tempo admirando um capa e tentando desvendar o que ela queria passar, mas com o tempo parei.
Com certeza você fez uma boa análise, tem muito a ver com o enredo, apesar de não ter lido já fui atrás de spoilers rsrs.
Beijos.
Leituras da Paty
Bem legal a iniciativa de vocês. Estudo sempre capas de livros na matéria de semiótica na pós-graduação.
ResponderExcluirM&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!
É um projeto interessando, gostei de sua analise sobre Proibido, só digo uma coisa, leia sem preconceitos e você se surpreenderá!
ResponderExcluirwww.daimaginacaoaescrita.com
Eu descobri essa semana do que se tratava Proibido, quase caio de cara no chão e fiquei bem interessada na leitura. Gostei bastante do projeto ;)
ResponderExcluirBeijos
Passaporte Literário
Amo capas, afinalé a primeira coisa a nós fazer pegar na mão o livro neh?!
ResponderExcluirLegal o projeto, ótima descrição da capa, acredito que seja bem isso que você disse.
Beijo
Antigamente não existia esse trabalho, eu lia livros classicos com capas totalmente sem graças, e só tinha indicação de que era bom quando outras pessoas falavam, pois de olhar na capa eu nao tinha nenhum pingo de ler hehe a grande sacada dos capistas é fantastica, desperta em nós a vontade de ler ou não, acho demais!
ResponderExcluirBeijos
Carol Mello
Oiee ^^
ResponderExcluirEu achei esse projeto muito bacana! Ainda não li Proibido, comprei ele algumas semanas após o lançamento e estou enrolando até hoje, morrendo de medo de ter uma ressaca literária quando ele acabar *-*
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi flor... eu fui fisgada primeiramente pela capa... achei ela linda... com todos esses detalhes... e a sua interpretação foi perfeita, pois quis dizer exatamente isso viu... O capita foi excelente na escolha e nos detalhes colocados... esse projeto é maravilhoso... pretendo participar talvez na próxima vez... Xero!!!
ResponderExcluirQue ideia original, flor!
ResponderExcluirAdorei o projeto. Vocês estão de parabéns. Acho que a capa de um livro, quando realmente se revela relacionada ao livro, encanta e convida o leitor a desvendar suas páginas. Em Proibido isso é nítido! Acho que a sua opinião sobre essa capa foi bastante clara e abraçou todos os aspectos tão bem estudados pela editora.
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Oi Evelise!
ResponderExcluirMesmo sem ter lido o livro se aventurou a responder, e eu adorei sua resposta!
Obrigada por participar!
Beijos
Li
literalizandosonhos.blogspot.com.br
Oie querida que projeto bacana, ainda não li esse livro Proibido.. gostei bastante da capa do livro, achei linda.
ResponderExcluirBeijos
Adorei o projeto, muito original!
ResponderExcluirProibido foi pra mim a leitura mais marcante e mais avassaladora do ano passado. Essa capa tem vários significados pra mim, dos mais complexo aos mais simples. Porém devo confessar que ela me lembra algo muito triste.
Abraços quentinhos!
Patty Santos
Blog Coração de Tinta
olá, gostei desse projeto! Tbm achei essa capa incrivel, já li o livro e ele me deixou com uma baita ressaca, rsrsr
ResponderExcluirwww.muchdreamer.blogspot.com.br
realmente o trabalho em cima desse livro foi perfeito, a diagramação tbm é linda!!! O livro é lindo, eu li esse ano ele já e se tornou meu favorito. Ele grita: LEIA! literalmente.
ResponderExcluirhttp://contodeumlivro.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEsse é a segunda vez que vejo sobre o projeto, achei a ideia super interessante e também muito original da parte de vocês. Essa capa de proibida é muito bonita.
Oi Evelise, tudo bom?
ResponderExcluirEu achei esse projeto muito interessante. Bom, sobre a capa que você falou, eu acho ela muito bonita e instigante. O arame farpado e as mãos deixam aquela ideia de romance proibido. Outra coisa que se destaca é a frase na capa.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Que projeto legaaaal! A capa e o título realmente podem ajudar na simpatia pelo livro, ou arruinar tudo.
ResponderExcluirEssa capa é bem instigante, não conhecia.
Beijos
Blog Coisas da Juu
Eu não sabia desse projeto e realmente como que uma capa chama a atenção para a obra!Sempre compro livros vendo primeiro a capa e depois leio a sinopse heheheehe As vezes não leio nem a sinopse,a capa GRITA para ler o livro \o/
ResponderExcluirProibido tem uma capa muito inteligente que chama a atenção de qualquer um e acaba instigando o leitor para comprar. A criação dessa capa foi um sucesso! Parabéns aos criadores.
Beijos Pão de Queijo!