17 dezembro 2014

Resenha - No Encontro de uma Constante, Bruno Luiz Mattos

Sinopse: Qual a sua Constante? Esta é uma pergunta que nem todos sabem responder de imediato. Por outro lado, essa resposta molda cada ação de nossas vidas. Para saber qual a sua constante, basta olhar ao redor: família, amigos, músicas, esportes, lugares, gostos, segredos e uma variedade de complexidades que forma o que somos. Entre as diversas opções, uma será o ponto de convergência; será forte o bastante para te fixar nesse mundo turbulento. Com versos, criados na tentativa de aceitar o mundo como ele é, Bruno Luiz Mattos dissipa sentimentos sobre amores, amizades e situações complexas que acontecem e se transformam a cada instante. Saber o que sempre esteve, está e estará presente em si mesmo é essencial. Através de questionamentos e conclusões, que só a síntese da poesia pode proporcionar, No Encontro de Uma Constante retrata uma busca interna e inquieta para se sentir infinito. 



     Antes de começar a resenha, quero agradecer ao autor, Bruno, pela parceria. Muito obrigada pela oportunidade de me aventurar entre todas as constantes presentes no livro!

     Em No Encontro de uma Constante o leitor é apresentado a momentos da vida do autor, mas que são comuns a vida de muitas pessoas, como o amor, a amizade e as interrogações sobre o que está ao nosso redor. Tudo isso em forma de poesias que tocam o leitor exatamente por se aproximar de cada um.

"É verdadeiro quando moldamos o que queremos?
Será honesto criar fatos?
Será honesto se aproveitar dos fatos?
Será certo conhecer e querer depois?
Ou é preciso querer antes para merecer depois?"
Página 101                          

     Essa aproximação com o leitor deixa os poemas fáceis de serem lidos, seja por causa dos questionamentos que todos já fizeram ou pelos sentimentos que lemos em tantos livros diferentes, mas que em poesias ficam ainda mais próximos do que acontece em nosso dia-a-dia. A sensibilidade foi o que mais chamou minha atenção no livro, não senti como se estivesse longe do que foi escrito, realmente o livro me fez mergulhar em cada sentimento explorado. 

"Vamos criar um acordo?
Dê-me um momento hoje
se ele for suficiente amanhã 
semana que vem podemos repetir
e quem sabe daqui a dez ou cem anos 
tudo tenha o gostinho da primeira vez?"
                                                                                   Página 130

     O livro é composto por mais de 80 poemas com temas diversos, cada um com um título.  O autor não seguiu um formato tradicional (como sonetos), deixando cada poema com uma forma única. Não posso deixar de comentar sobre essa edição. A capa é simplesmente linda, o jogo de luz e sombra, além da ilustração deixaram essa como uma das minhas queridinhas da estante. O título, apesar de ter uma fonte simples, se destacou por ser branco. As páginas são amareladas, em um papel mais grossinho que o comum.

     Enfim, indico o livro para todos que querem se aventurar por poesias, sem a linguagem complicada. No Encontro de uma Constante é ótimo para quem quer quebrar o preconceito que ainda existe quando o assunto é poesia. Com uma linguagem fácil e temas que se encaixam na vida de todos, é um livro para se ter em todas as estantes.

"Quero escolher algo para um fim
sem exclamações, interrogações ou vírgulas
um simples e definitivo final."
                                                                     Página 94

    Você pode comprar o livro aqui.

4 comentários:

  1. Oie! ^^
    Faz muito tempo que não leio Poesia mas me interessei pelo Livro!
    Por tratar de temas que todos nós vivemos acredito que torna mais fácil o entendimento do Livro!
    Beijos e até! ^^
    http://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii Evelise, achei muito interessante este livro, pelos fragmentos q você colocou deu pra perceber que se tratam de poemas bem bacanas =D
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é simplesmente apaixonante, tens algum poema favorito?

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir

Oi!
Agradeço por ter lido até aqui, se puder e quiser deixe um comentário. Você vai me fazer feliz e ainda pode dar sua opinião sobre os meus textos...

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik