14 janeiro 2015

Resenha - Coração Artificial, Viviane L. Ribeiro

     Gabriel é filho de um grande empresário do setor de órgãos artificiais, ele cursa engenharia em uma faculdade particular para realizar os desejos do pai, mas na verdade sonha em ser músico, mesmo não tendo coragem de enfrentar quem o criou. Alicia estuda na mesma faculdade, mas só teve a oportunidade por ser inteligente o bastante para conseguir uma bolsa.

     Os dois só têm em comum o fato de estudarem no mesmo lugar, mas dificilmente teriam se conhecido se Gabriel não tivesse ajudado Alicia quando ela derrubou seus livros, ou se ele não tivesse visto ela cantando em um bar de músicos. Uma série de acontecimentos acaba aproximando duas pessoas que pareciam ser opostos, uma aproximação que não é bem vista pelas famílias, principalmente depois de uma acidente de carro.

     Eles são separados pelas famílias aparentemente sem motivo algum, mas será que um amor como o deles poderá ser tão facilmente destruído? Qual é o motivo para os pais de Alicia se oporem ao relacionamento e para o pai de Gabriel parecer não gostar nada da garota?



     Antes de escrever o que achei de Coração Artificial, quero agradecer à Viviane, que foi super simpática comigo e que conseguiu escrever um romance poético e encantador. Muito obrigada mesmo por me apresentar à história.

     Ao ler a sinopse, imaginei Gabriel como um daqueles garotos que querem só aproveitar a vida e ficar com todas as garotas que aparecerem pela frente, o típico filhinho de papai de vários livros. Durante a história, porém, percebi que ele na verdade tem dificuldade para se relacionar com pessoas novas em que acha que não vale a pena enfrentar o pai, mesmo para lutar por seus sonhos. Seu grupo de amigos é pequeno, são pessoas que ele conhece há muito tempo, de personalidades bem diferentes da dele.

     No grupo de amigos de Gabriel se destacam Lucas, seu melhor amigo de infância, ele é expansivo e bem diferente do protagonista, e Carolina, garota que tem um papel bem importante no decorrer da história (não vou contar para não dar spoiler).

     O livro todo é narrado em primeira pessoa, pelo Gabriel, o que foi um grande diferencial, já que li pouquíssimos romances com o garoto narrando. Essa visão diferente do relacionamento deixou a história especial. Por saber só o ponto de vista dele, aos poucos o leitor vai descobrindo tudo o que acontece, mesmo sendo um garoto tem toda a insegurança, a alegria e algumas vezes decepção de um relacionamento, nesse ponto não houve muita diferença de um romance com uma narradora.

     A escrita da Viviane é quase poética, não tenho outra forma de descrever. Algumas situações são descritas de forma que parece que o leitor poderia estar do lado, outras vezes a situação passa rapidamente, sem grande destaque. De uma forma diferente ela conseguiu mostrar exatamente o que era importante para o Gabriel. Isso me confundiu um pouquinho no início, mas logo me acostumei e consegui um bom ritmo de leitura.

     Como li em formato de ebook não posso fazer muitos comentários sobre a diagramação, encontrei alguns errinhos ao longo do livro, mas nada que atrapalhasse a leitura. A capa é simples e bonita, mas a garota não corresponde à descrição da Alicia, o que foi uma pena, pois no comecinho estava imaginando alguém como na foto...

     Enfim, recomendo Corações Artificiais para todos que gostam de um romance, mas que não querem algo muito clichê. A história é bonita e tocante, confesso que demorei alguns minutos antes de assimilar o final, fui surpreendida totalmente. Fiquem com o booktrailer:

   

8 comentários:

  1. Oii, tudo bem? Gente, adorei essa resenha. Fiquei curioso pelo final que você comentou ter ficado surpreendida. E essa capa é linda!! Adorei.
    Seguindo aqui. Beijos

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Minha nossa eu to super, super curiosa para saber o motivo pelo qual os pais deles separam eles, isso me intrigou bastante.
    Obrigada pela resenha e a indicação do ebook.
    Beijos
    maniacaporlivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal sua resenha. Eu normalmente não leio livros desse gênero, mas sempre estou aberta pra ler quando me interessa.
    Parabéns pelo blog!

    História interessante e envolvente.
    Me prendeu do início ao fim e com certeza vou voltar para ver a continuação.
    Parabéns! Eu realmente gostei muito.
    Estarei acompanhando o seu blog.
    Estou te acompanhando agora.

    http://www.borboletra.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Eve, parabéns pela resenha!
    Parece ser um ótimo livro. Vou colocá-lo em minha lista de leitura :)
    Bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  5. Sempre ando lendo resenhas desse livro e continuo afirmando que se tivesse oportunidade leria, apesar de ter outras prioridades a obra parece ser bacana.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. É a segunda resenha que leio desse livro e tô tão curiosa por ele! já coloquei na minha listinha

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, mas gostei bastante da resenha
    Parece ser bem interessante e a capa é linda

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. estou muito curiosa sobre este livro, já imaginei vários finais possíveis, terei que lê-lo logo!
    Parabéns pela resenha e pelo lindo blog, já estou seguindo!
    beijos

    www.wonderbooksdaalice.com

    ResponderExcluir

Oi!
Agradeço por ter lido até aqui, se puder e quiser deixe um comentário. Você vai me fazer feliz e ainda pode dar sua opinião sobre os meus textos...

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik