04 março 2015

Resenha - Um Novo Amanhecer, Cinthia Freire

Uma garota apaixonada...
Um rapaz doente...
Um anjo perdido...

     Quando Giulia mudou para uma nova escola, ela não imaginou que tanta coisa pudesse mudar em sua vida. No primeiro dia do ensino médio ela conhece Leo, o garoto alto que é o centro das atenções das garotas do colégio, mas que também é amigo de todos. Ele a ajuda a se acostumar com o novo colégio e é assim que a amizade e depois o namoro dos dois começam.

     Eles estão namorando há um bom tempo quando algo inesperado acontece. Leo tinha terminado tratamento contra um câncer quando era criança, mas a doença voltou e tudo o que ele não queria era ver Giulia sofrendo durante intermináveis tratamentos que possivelmente nem iriam funcionar.

     Enquanto todo esse sofrimento está acontecendo com o casal, o anjo Zyon chega à Terra, sem ter a menor ideia do que está acontecendo, nem do que deve fazer para voltar para casa.



     Depois de uma resenha incrível do blog Romances e Leituras, não pensei duas vezes antes de iniciar a leitura de Um Novo Amanhecer, um livro que mexeu, e muito, com meus sentimentos. Estou tendo muita dificuldade para escrever essa resenha, espero conseguir passar para vocês tudo o que achei do livro.

     Giulia é uma garota tímida que ficou bem perdida em seu primeiro dia de aula no colégio novo, enquanto isso Leo é aquele garoto extrovertido, que fala com todos e ajuda Giulia a se enturmar. Os dois se tornam grandes amigos e a amizade acaba virando um namoro que é perfeito durante um tempo, mas quando Giulia acha que a felicidade dela não pode ser maior surge a notícia triste de que o câncer de Leo voltou e que ele tem poucas chances de se recuperar novamente.

     Leo acha que seria melhor que os dois se separassem, ele não queria ver Giulia sofrendo e acha que a namorada não deve se transformar em uma espécie de enfermeira para ele. Ela, porém, continua cuidando dele, mesmo sabendo que tem poucas chances de cura. Em um dia particularmente triste, Zyon encontra Giulia e uma estranha ligação é formada entre eles. A garota não pode ver o anjo, mas ele passa a sentir o mesmo que ela.

     Essa conexão de Zyon não é explicada logo de cara, assim como não sabemos o que o anjo está fazendo na Terra. O livro não chega a ter um triângulo amoroso, isso não é spoiler, mas Zyon é um personagem muto importante. Aos poucos vamos entendo o motivo de ele estar aqui e também como funciona sua ligação com Giulia, também acompanhamos a mudança dos sentimentos do anjo.

    Quando comecei a leitura já sabia que seria um livro emocionante, mas eu não pensei que me sentiria tão tocada com a história de Giulia, Leo e Zyon. Cinthia escreveu sobre diferentes tipos de amor e fez isso tão bem que não há como não se colocar no lugar dos personagens, senti como Zyon estava perdido quando chegou na Terra e principalmente o sofrimento e o amor de Giulia.

    Admito que chorei bastante durante a leitura e me coloquei no lugar da protagonista várias vezes. A autora não tentou "enfeitar" a situação da doença, as ações dos personagens são muito reais, especialmente as de Giulia, que passa por momentos de amor, desespero, tristeza, raiva... Leo também passou por momentos diferentes, de revolta, algumas vezes de distanciamento e tristeza, outros de aceitação.

     A escrita da autora é fluida, o livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos intercalados entre Giulia, Zyon e Leo. Gostei bastante da forma que autora usou para nos trazer mais perto dos protagonistas, dessa forma os sentimentos deles ficaram mais evidentes, o que me emocionou ainda mais. A única coisa que me confundiu um pouco com relação à narrativa foi ela não ser linear, as voltas ao passado acontecem várias vezes no decorrer a história e, apesar de geralmente terem uma letra diferente, me deixaram perdida algumas vezes.

     A diagramação é simples, mas bonita, com uma florzinha de dente-de-leão em cada início da capítulo, esse flor, por sinal, é bem importante na história, as páginas são amareladas, o que ajuda bastante durante a leitura. A capa é bonita, com símbolos muito importantes do livro, só achei que o nome da autora poderia ter um destaque maior.

     Enfim, LEIAM! Sim, com todo esse destaque, Um novo amanhecer é um livro nacional que merece muito destaque por sua história linda e a escrita gostosa, mesmo tratando de um tema difícil. Indico o livro para todos que gostam de um bom romance com toques de fantasia, mas já iniciem a leitura com a caixa de lencinhos do lado...

     Vou deixar aqui para vocês ouvirem uma música que para mim ficou marcada como pertencente ao livro:







26 comentários:

  1. Aaaa esse livro é lindo né?
    Eu tive que fazer diversas pausas para poder chorar e respirar um pouco. Algumas vezes deixei o livro na cama e disse "Não dá, não vou continuar a leitura" mas logo depois de me recuperar eu corria para saber o que acontecia em seguida.
    É um livro triste, mas com um exemplo de vida maravilhoso.
    Tambm fiquei com dificuldade de resenhar kkkkkkk foram muitas emoções, mas sua resenha ficou maravilhosa. Parabéns.

    Veja minha resenha de ANSEIO um livro que vc vai gostar.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/03/resenha-anseio-disputa-do-coracao.html

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taty!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, eu também tive que parar de ler algumas vezes, mas sempre acabava voltando para a história...
      Bjs

      Excluir
  2. Menina do céu esse livro é simplesmente a coisa mais perfeita desse mundo
    Acredita que eu estou com a história na cabeça até hoje? E o pior de tudo, é que quando eu vejo um clipe que passa em Chiquititas por incrivel que pareça -.- eu lembro do Leo e da Giu. Sério...assiste aquele clipe da Mili e do Mosca. É muito parecido. Eu tenho que confessar que a autora me conquistou, porque eu nunca tinha lido um livro que mexesse tanto comigo como o outro lado da memória da Beatriz cortez que foi outro também que fiquei por vários meses na cabeça de tão lindo que é. Eu amei a sua resenha e tenho certeza que outras pessoas também irão gostar e dar oportunidade para leitura, porque sério, quem não ler NÃO SABE O QUE TÁ PERDENDO !!!!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-eu-amo-new-york.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana!
      É um livro muito lindo mesmo, não tem como não se apaixonar pela história! Eu li Por uma questão de amor da Beatriz Cortes e gostei bastante, quero ler O outro lado da memória o quanto antes. Fico feliz que tenha gostado da resenha :)
      Bjs

      Excluir
  3. Oiee ^^
    Gente, estou cada vez mais animada para ler esse livro, mas ao mesmo tempo não quero, porque sei que vou amar os personagens e chorar *-* Não vi uma resenha negativa sobre ele até agora, e parece que todo mundo está adorando a história. Necessito *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eve, tudo bem?

    Nossa, esse livro parece ser uma mistura de tudo o que eu evito e tudo o que eu gosto de ler! Gosto muito de ler histórias que tenham algum paciente com câncer, gosto de ver como os personagens lidam com a doença e como o autor desenrola todo o drama. Mas evito romances, pois acabo ficando com um pouco de preguiça de ler... Parece ser um livro muito bonito, já coloquei aqui na minha lista, pois vai que um dia eu acordo com vontade de ler um romance, né? Gostei muito da sua resenha, deixou com a pulga atrás da orelha para ler!

    Beijos, Be
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Evelise! Eu sou uma chorona assumida, como costumo dizer, eu chor vendo filmes do Rambo. O livro me parece ser lindo, fiquei curiosa para saber a ligação ente Giulia e Zyon. Porém eu não estou numa fase de liros choráveis, estou mais investigando homicidos com os detetives que leio, do que chorando. Pelo o que li nos comentários acima o livro agrada e muito. Vou anotar a dica e quem sabe quando eu me graduar em detetives da ficção, porque eu estou quase virando uma, haahah, eu volto ao livros que trazem a tona todos os sentimentos. bjs
    Eykler
    www.amorascompimmenta.com

    ResponderExcluir
  6. Que livro fofo!
    Não conhecia, mas fiquei apaixonada!
    Vou add na listinha de leituras!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Evelise-flor, quero chorar lendo a sua resenha…
    Sim, o livro parece lindo! Mas minhas lágrimas contidas se dão a uma enorme frustração… Eu o comprei e não recebi (nem o livro e nem o dinheiro de volta). Estou até hoje engolindo o fato de que não tenho Um Novo Amanhecer em mãos – e minha situação financeira me impede de realizar nova compra. Aiai… lendo sua resenha, vejo que o livro super-vale a pena! Saber que você se emocionou e sentiu o que a autora descrevia é maravilhoso. Espero logo ter a chance de conhecer esse novo talento nacional.

    Beijos!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine Porfirio por favor entra em contato comigo, gostaria muito de conversar com voce caso ainda tenha interece em meu livro, me chama no facebook

      Excluir
  8. Oi Evelise!
    Estou doida para ler esse livro! A cada resenha minha vontade só aumenta!
    Parece ser um livro intenso e marcante, o tipo de história que nos encanta.
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Evelise eu chorei rios de lágrimas e ainda estava no metrô, imagina a situação. Amo esse livro a historia e comovente, linda , de entrega, doação. Um amor acima de qualquer coisa. Quem ainda não leu corre , um livro para se guardar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, Evelise!
    Que livro meigo e fofo! Não sabia que a história dele era tão encantadora, por isso quando passava por ele praticamente o ignorava. Agora o vejo com outros olhos. Não sei se lerei porque não faz parte do tipo de livro que curto, mas com certeza depois da sua resenha estou mais inclinada a dar uma chance. Louca para conhecer o Zyon!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bom?

    Ai ja sofri lendo a sinopse hahahah achei bem legal a ideia de um anjo aparecer, acho que a historia parece bem legal, embora eu já esteja sofrendo por antecipação hahaha bjos

    CarolMello.com

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde,
    Como vai?
    Adorei a resenha *---*
    Entendo a situação do personagem em querer se afastar da amada,já passei por isso,digamos assim :(
    Parece ser uma história linda *-*

    Espero ter a oportunidade de ler
    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  13. Ola Evelise!!não conhecia o livro mas fiquei encantada, já add na lista, com certeza vou chorar muito, valeu pela dica.

    BEIJOSSsss....
    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Eu não conhecia esse livro, mas não faço leitura frequente de enredos envolvendo doenças e que me deixam angustiada, me envolvo demais com a situação e sei que vou chorar horrores.
    Vou anotar essa dica pra um momento mais propício.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro livros narrados em primeira pessoa. Não que os em terceira não sejam bons, mas é que em alguns o narrador personagem é essencial para a história.
    Mesmo sendo o tipo de escrita que gosto, a história, a premissa sabe, não me envolve, então acho que não leria....
    E também não sou do tipo de pessoa que gosta de chorar, então hahahahaha
    Adorei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi amada!!!
    Linda resenha! Eu li essa obra faz pouquinho tempo e amei completamente, achei o final surpreendente! Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi...
    Achei muito linda a sua resenha e a historia só pela sinopse parece ser triste, tenho certeza que assim como você irei chorar bastante kk
    Vou procurar saber mais sobre ele.

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii!

    Parabéns pela resenha!
    Não li ainda, mas fiquei com muita vontade de ler^^ A capa é linda, a sinopse encantadora e a sua resenha fiquei muito boa! Já está na minha lista :3

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  19. Gostei bastante da capa, mas a sinopse não me chamou muito a atenção, e embora a resenha tenha sido bem animada, não me interessei muito pelo livro, qm sabem em um outro momento?!

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  20. Oiee.

    Nossa que resenha. O livro é super novo para mim e já me conquistou, pois gosto de sofrer lendo, sabe?
    Amei sua resenha e quero conhecer a obra

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  21. Pode parecer meio masoquismo,mas adoro livros que me fazem chorar,parece que são catárticos para mim e eu me debulho em lágrimas com as mil emoções do livro e depois me sinto mais livre,e esse livro com personagens são críveis e emoções tão latentes tem tudo para me fazer chorar muito e amar cada minuto.

    linda resenha.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Sempre que vejo esse livro fico com uma vontade de ler. Mas nunca tinha parado pra ler uma resenha dele. E saber que a história é tão bonita assim me motivou a comprar o livro. Quero conhecer a história de Leo e Giulia e saber se eles vão conseguir superar essas história.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá tudo bem?
    Bom apesar de ser um livro emocionante e de você ter s sentido bem tocada, eu não gostei tanto assim da sinopse e nem da capa. A história me parece um pouco clichê e não faz parte de um gênero do qual estou acostumado.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi!
Agradeço por ter lido até aqui, se puder e quiser deixe um comentário. Você vai me fazer feliz e ainda pode dar sua opinião sobre os meus textos...

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik