08 abril 2015

Resenha - À espera de um adeus, Jorgeana Jorge

     Samantha tem a família que sempre sonhou, é casada com um marido que ama e tem três filhos, mas seu relacionamento com o marido e os filhos não é mais tão harmonioso quanto costumava ser. Estressada e sem saber muito bem como agir, ela se torna aos poucos uma mulher complicada para se conviver, a ponto de Douglas, seu marido, só encontrar uma possível solução - o divórcio.

     Sentindo-se mal com o pedido do marido, até porque ela nunca teve intenção de se afastar a esse ponto de Douglas, Samantha propõe que eles continuem juntos por mais um tempo. A intenção é esperar até passar a fase difícil que os filhos, especialmente o mais velho, estão vivendo. Decidida a manter seu casamento, ela quer reconquistar o marido e para isso vai contar com a ajuda de amigos, da família e também voltará para a Igreja, já que esse ponto de sua vida também estava precisando de mais atenção.



     Faz um tempinho que li esse livro, mas percebi que ainda não tinha escrito a resenha, como ainda lembro bem da história, resolvi mudar isso o quanto antes. À espera de um adeus foi uma compra por impulso, eu achei a capa linda e li o comecinho da sinopse, dizendo que a história se passa em Guarapuava, no interior do Paraná. Para quem não sabe, eu sou paranaense e gosto bastante de ler histórias que se passem no meu estado. Não me decepcionei com a história ou com a escrita da autora, mas como não estou muito acostumada com livros que tem um lado mais religioso estranhei um pouco essa parte.

     Samantha está sobrecarregada com a jornada de mãe, esposa e professora, emprego que ela decidiu começar depois do nascimento de seu terceiro filho. Sem tempo para descansar ou para repensar suas ações, ela vai se distanciando do marido e também perde muito do relacionamento com os filhos, que a cada dia parece mais complicado, principalmente com a do meio, Samilla. Quando Douglas pede o divórcio seu mundo desaba e ela quer reconquistar o marido, mas para isso terá que repensar seu modo de ver o mundo e mudar muitos hábitos.

     Na jornada para recuperar seu casamento e para se tornar uma mulher melhor, Samantha  vai contar com a ajuda de várias pessoas, mas a mudança principal deve vir dela própria. Voltar a ter a despreocupação da juventude, ser uma mãe mais compreensiva e voltar a participar da Igreja não são tarefas fáceis, mas ela está decidida. Mesmo assim não imaginava que existiriam pessoas contra seus planos, dispostas a separá-la definitivamente de Douglas.

     À espera de um adeus traz uma história bonita sobre mudança e sobre recuperação do amor e da fé. A Samantha é uma protagonista batalhadora, que se dispõe a mudar e aos poucos vai percebendo quantas áreas de sua vida podem melhorar. Douglas é apaixonado pela esposa, mas já não vê nela a mulher com quem se casou, será que ele perceberá as mudanças e dará mais uma chance ao amor?

     O romance é o foco do livro, mas outros pontos que se destacaram foram a recuperação da fé de Samantha e o relacionamento dela com os filhos. Como a protagonista é uma mais madura, não me identifiquei muito com os problemas dela, mas mesmo assim o livro me fez refletir sobre algumas coisas que na correria do dia-a-dia deixamos de prestar atenção e sobre como gestos, muitas vezes pequenos, podem mudar a forma como os outros nos veem.

     Sou católica e tenho uma visão pessoal um pouco diferente da Samantha quanto a alguns pontos da religião, mas mesmo assim alguns ensinamentos do livro sobre o assunto me fizeram refletir sobre isso. Um detalhe da diagramação do livro, é que no início de cada capítulo há um trechinho da Bíblia relacionado aos acontecimentos.

     Sobre a edição, a capa é muito bonita, ainda que a modelo não seja parecida com a Samantha descrita no livro. As páginas são amareladas e a fonte é de um tamanho confortável para a leitura. Não lembro de ter encontrado erros que atrapalhassem a leitura.

     Enfim, indico a leitura para quem gosta de um romance com material para reflexão, especialmente para as mulheres que já são casadas ou que passam por uma fase difícil de um relacionamento. Também indico para quem gosta de histórias com um lado mais voltado para a religião.

6 comentários:

  1. Eu comprei esse livro também por impulso, já tinha lido algumas resenhas e gostei, ainda não li, ele está na minha lista. Talvez saia a resenha até final de setembro.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu achei essa capa linda! <3 Parei para ler a resenha por causa da capa. :)
    O único livro realigioso que li foi A Cabana e lembro que chorei muito e refleti bastante sobre a vida e o que eu acreditava na época.
    Gostei da ideia do livro apesar de saber que nesse momento não iria me identificar com a personagem central, mesmo assim acho esse livro uma leitura valida para refletir! ;)

    Beijos e até logo Evelise! :D
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? =D

    Eu me apaixonei pela capa quando vi este lançamento, e achei a sinopse bem interessante. Parece ser um livro bonito mesmo, eu daria uma chance ;) Dica anotada!

    Ótima resenha.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  4. Que lindinho, realmente era isso que eu esperava de um livro com essa capa romântica. Vou add na lista.

    BJos


    Every Little Book

    ResponderExcluir
  5. Olá Evelise,

    uma surpresa super agradável ver a resenha do meu livro no seu blog. Adorei a forma respeitosa com que você avaliou a leitura. Mesmo não sendo necessariamente seu gosto literário você não deixou de extrair dele sua proposta principal que é fazer o leitor refletir. Fico muito feliz quando encontro blogueiros maduros assim.

    Para mim foi uma honra compartilhar com você suas impressões sobre o meu trabalho. Obrigada, amore. Bjuss

    ResponderExcluir
  6. Livro MARAVILHOSO. Super recomendado! Uma história emocionante e envolvente!

    ResponderExcluir

Oi!
Agradeço por ter lido até aqui, se puder e quiser deixe um comentário. Você vai me fazer feliz e ainda pode dar sua opinião sobre os meus textos...

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik