04 junho 2015

Resenha - As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender, Leslye Walton

     A família Roux tem transmitido por gerações uma estranha herança, os amores tolos. O que poderia ser uma característica cômica, se não trouxesse para eles tanto sofrimento. Agora, a preocupação é com os descendentes mais novos, os gêmeos Henry e Ava Lavender. Ele que até a juventude não falou mais que algumas palavras e ela, uma jovem perfeitamente normal, a não ser pelas asas de pássaro em suas costas.

     Com 16 anos, a jovem Ava decide investigar a história da família, tentando descobrir motivos para sua peculiaridade e uma forma de se misturar às demais pessoas. O que ela não podia imaginar é que suas asas chamariam atenção de muitos, inclusive Nathaniel Sorrows, que fica obcecado com a ideia de Ava ser um anjo na Terra. O histórico da família poderia poupar uma geração?


     As estranhas e belas mágoas de Ava Lavender é um livro sobre toda uma família, especialmente sobre Emilienne, Viviane e Ava, filha, mãe e avó. A sinopse pode causar certa estranheza e esse é com certeza um livro estranho, mas de um jeito bom. A autora mistura realidade e fantasia de uma forma delicada e que nos faz pensar no que há de diferente em cada um.

     Ava tem muita curiosidade sobre sua família e decide fazer uma pesquisa sobre a história dos Roux e depois dos Lavender. Tudo começa com seu bisavô Beauregard Roux e sua esposa Maman que vão para os Estados Unidos com os quatro filhos ainda crianças, então é contada a história da avó Emilienne e da mãe Viviane, só então podemos conhecer mais sobre Ava e o que ela, que é narradora desde o início, pensa.

     Leslye Walton investe em uma história familiar diferente de todas as outras que já li. A narrativa fantástica é cheia de metáforas e cada frase parece trazer mais do que a primeira coisa que pensamos ao ler. No início a leitura foi um pouco lenta, já que há a apresentação de vários personagens, só depois que a narrativa se foca em Emilienne que consegui um bom ritmo de leitura.

     Emilienne, por sinal, foi minha personagem preferida. Ela demonstra muita força e determinação, mas não sabe muito bem como demonstrar seus sentimentos. A história dos amores trágicos foi muito real para ela e ao longo do livro podemos perceber que o passado é sempre relembrado. Sua filha Viviane também teve a cota de sofrimento, mas, ao menos em minha opinião, não soube lidar tão bem com ele quanto a mãe.

     Não lembro de ter encontrado erros de revisão e a diagramação é bonita, com alguns detalhes, mas nada que chame muita atenção. As páginas são amareladas, com um bom espaçamento e fonte de um tamanho confortável. O destaque vai para a capa delicada, que tem um acabamento fosco, só com a pena brilhante.


     
A leitura não é das mais fáceis que já fiz, mas valeu a pena por tratar do amor de uma forma tão diferente de outros livros. A narrativa é toda feita pela Ava, como se ela estivesse contando para o leitor a história dos familiares e sua própria. Indico a leitura para quem gosta de romances, mas já iniciem a leitura esperando uma bela mistura com fantasia e drama e uma narrativa poética e cheia de segundas interpretações.

24 comentários:

  1. lembro que fiquei curiosa com esse livro na época em que foi lançado... Mas de uns tempos pra cá desanimei da leitura dele, apesar de gostar de fantasia...
    se minha vontade de ler voltar, darei um jeito de satisfazê-la...
    Interessante essa busca por conhecimento nas origens da família... e confesso que fiquei curiosa sobre as asas da personagem, e como isso seria abordado no livro... mas por ora, não me arriscaria a ler...
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. "uma bela mistura com fantasia e drama..." tendo romance! mds eh todo meu tipo de livro huashusahusaha gostei do nome e da capa, a sinopse em si ja me chamou a atenção ai dps da sua resenha eu quero logo ler o livro, mass primeiro precisa comprar ne shauhauah
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Já vi esse livro e a capa é linda mesmo. Me desanimei porque a história tem uma enrolação, mas quem sabe em outra oportunidade...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Achei tão fofo a Ava ter nascido com asas! Eu sempre fui meio obcecada por asas. Por que os pássaros podem tê-las e nós não? </3
    Não entendi tão bem sobre a parte da família, mas acho que isso é algo pra se entender durante a leitura. Isso explicaria as asas, mas como Ava lidaria com elas? Se eu visse alguém assim ficaria fascinada.
    Parece ser algo lindo e onírico.
    Beijos, Amanda.
    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua resenha !
    Quero muito ler esse livro , a sinopse é ótima e a sua resenha me fez querer lê-lo ainda mais ;)
    Tá rolando uma mega promoção no meu blog . Participe !

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante de ler sua resenha sobre esse livro! Confesso que fiquei apaixonada pela capa dele, mas a sinopse não tinha me conquistado tanto, mas lendo sua resenha pude perceber o quanto essa história parece boa e interessante!
    Espero ter oportunidade de em breve conhecer melhor essa história!

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Nunca li esse livro, deve ser ótimo!
    bjuxx
    http://www.taayvargas.com/

    ResponderExcluir
  8. Oii, acredita que eu nunca procurei saber muito sobre esse livro?
    A Capa dele não me ganhou tanto assim, daí já acabo perdendo 30% do interesse.
    A premissa é bem interessante, mas não me causa aquele desejo intenso de o ler.
    Por hora eu passaria, beijos

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Esse foi um livro que não me chamou tanto a atenção desde que lançou.
    Já li várias resenhas, mas realmente não me cativou, que pena. :/
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Evelise! Tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro, porém ainda não sabia do que se tratava. Gosto muito quando os autores inovam as histórias em que o amor é um tema principal a ser desenvolvido, como Lauren Oliver fez em Delírio. Gosto de diferentes abordagens dos temas, mas fico bastante desapontada quando os autores não desenvolvem a proposta de seus livros. Espero que esse não tenha sido o caso de Leslye Walton.

    "A narrativa fantástica é cheia de metáforas e cada frase parece trazer mais do que a primeira coisa que pensamos ao ler." Adorei saber que a autora escreveu nas entrelinhas! Espero poder ler o livro em breve.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Me lembro de já ter visto a capa do livro mas não sabia do que se tratava a história.
    Muito bom poder saber um pouco sobre ele, parece realmente uma história meio estranha, mas foi justamente essa estranheza que me chamou atenção e despertou minha curiosidade.
    Irei ler se tiver oportunidade.
    Ótima resenha!
    BEijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  12. Sabe aquele livro que você vê a capa milhões de vezes em livrarias e blogs e no Facebook, mas nunca pesquisou a respeito? Esse é o livro pra mim.
    Nunca tinha nem prestado atenção no título dele, apesar de achar a arte bem bonita.
    Narrativa poética infelizmente não é minha praia. A não ser que se trate da Laini Taylor, ai eu mergulho de cabeça. Mas ainda vou procurar sobre essa obra porque gosto de fantasia, e os personagens parecem tocantes *-*
    Amei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Eve!
    Fiquei beeem curiosa, não conhecia o livro mas você me deixou com bastante vontade de lê-lo.

    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Aparentemente a história é meio confusa e não me empolgou tanto.
    Até acho legal quando envolve as histórias de linhagem, mas essa não parece ser tão instigante.
    Acho que não leria.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem com você?
    Acho a capa dele tão fofinha, e gostei de ela ter nascido com asas, minha curiosidade mesmo é pra saber sobre isso das asas dela, haha.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    A capa do livro é deslumbrante, mas confesso que não gostei muito da sinopse, sabe? Sei lá, não me identifiquei mesmo :(

    Beijos
    http://bibliotecacolorida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha e me deixou mais curioso para ler este livro, este é um dos mais desejados por mim, sempre quiz ter-lo para tirar as minhas conclusões, sempre fiquei curioso em relação a história apresentada no livro e parece ser muito boa! Parabéns pela resenha!!

    Abraços e até!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu acho essa capa linda, então compraria o livro só por ela kkkk Mas lendo a sua resenha acredito que é um livro que iria me agradar bastante mesmo sendo estranho, acho que essa mistura da autora não iria me desagradar, até porque você comentou que é feita de forma delicada. Além disso o livro parece ter ótimos personagens e eu adoro livros de romances com dramas.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. O livro tem tudo para ser interessante. A busca pelo passado da família, a questão do fantástico. Mas parece que a escrita é muito confusa. Pelo menos, é o que deu a intender a sua resenha.
    O livro não despertou meu interesse. Quem sabe em outro momento.
    E a capa é bem feia;

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Já vi outras resenhas e meu parece um tanto confusa, todas as vezes me passaram isso. Parece sim um bom livro, mas não me chama atenção.
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  21. Olá! Primeira resenha que leio do livro. Em primeiro lugar gostaria de lhe dar os parabéns pela escrita. Segundo, gostei dessa curiosidade que traz o livro. Me interessei muito por esta história familiar diferente mistura de fantasia com realidade está entre minhas "coisas" prediletas. Mesmo parecendo confusa me deixa muito curiosa!

    Abraço pra ti!
    Pensamentos Valem Ouro

    Nós, poéticos e Literários

    ResponderExcluir
  22. Oi Evelise, tudo bom?
    Não sou muito fã de fantasias e nunca tive curiosidade com esse livro. Achei a narrativa um pouco confusa e não sei se iria curtir.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, flor! ^^
    Que resenha fofinha gente! Parabéns!
    Adoro estranhezas e esse parece o tipo de livro que eu costumo ler. Vou adicionar na minha lista e vê se acho ele na livraria, porque é a primeira vez que vejo esse livro.

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  24. Olá.
    Parabéns a resenha ficou ótima, o livro não faz muito meu estilo literário, mas que bom que você gostou.Quem sabe um dia eu o pegue para ler.
    Um grande beijo e continue escrevendo assim muito bem.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi!
Agradeço por ter lido até aqui, se puder e quiser deixe um comentário. Você vai me fazer feliz e ainda pode dar sua opinião sobre os meus textos...

 

Template by BloggerCandy.com | Header Image by Freepik