A única pessoa de quem ela era próxima se foi e Paloma não sabe como recomeçar, o pai está cada vez mais distante e as amizades, que nunca foram verdadeiras, não oferecem apoio algum. Até que ela conhece Ricardo, um rapaz misterioso que tem fama de despedaçar corações e que parece despertar nela toda sua raiva, mas que também meche com sua cabeça.
O problema é que ele também tem cicatrizes do passado e prometeu nunca mais entregar o coração a alguém, enquanto ela precisa se reencontrar... Duas pessoas tão diferentes, mas tão parecidas, poderiam viver um grande amor?
Antes de iniciar minhas opiniões sobre O Caminho Certo, quero agradecer à Ana, que é autora parceira aqui do blog, pela oportunidade de ler esse livro incrível!
No início os protagonistas parecem não ter nada a ver um com o outro e só se conhecem por causa de Miguel, um amigo inesperado que surge na vida de Paloma e que é irmão do Ricardo. Parece que a vida insiste em colocar Paloma e Ricardo frente a frente e os dois só conseguem sentir raiva das atitudes um do outro. Até que são obrigados a conviver diariamente e aos poucos percebem que há muito mais na história de cada um do que eles deixam transparecer.
Deixei o sofrimento de lado e foquei na raiva. A raiva era melhor, doía menos.
Paloma me irritou bastante bem no início da leitura, ela é a típica garota mimada que sempre teve tudo o que quis e que não pensa nas consequências de seus atos. Depois da morte da mãe, porém, fica nítido o quanto que a personagem sofre, principalmente por nunca ter conhecido de verdade a mulher que sempre a amou e por só ter um caderno que a mãe sempre carregava como recordação.
A partir daí ela decide mudar, encontrar o caminho certo para sua vida, mas isso não acontece de forma automática e para começar Paloma contará com a ajuda do Miguel. Não é fácil mudar completamente seu modo de viver e algumas acontecem recaídas, mas tudo isso colaborou para que a protagonista ficasse humana, real e fez com que eu torcesse a cada momento para que conseguisse se reerguer.
Não sei como deixou que eu me aproximasse tanto. A maneira que dançava como se estivesse pedindo por mais. E eu queria dar a ela muito mais. Queria dar o meu tudo.
Ricardo já tem um lado mais misterioso, mas deu para perceber desde o início que a não há como classificá-lo como o típico bad boy, mesmo sendo mulherengo e parecendo estar eternamente revoltado com o mundo. Ele cuida do irmão mais novo, Miguel, desde pequeno e é bem protetor com ele. O protagonista tem seu passado revelado aos poucos e a cada coisa que eu descobria sobre ele, mais gostava do personagem.
Como provavelmente vocês já perceberam, os protagonistas são maravilhosos e merecem muita torcida para ficarem juntos, mas a autora não esqueceu os personagens secundários. Miguel é um fofo, foi meu personagem queridinho com seu jeito de querer ajudar Paloma e a personalidade mais “certinha” que a do irmão. Ele e sua amiga Mariana estão sempre por perto e formam o casal perfeito, mesmo afirmando que é só amizade. Além deles, o Fernando, que era motorista na casa da Paloma, se mostrou um amigo precioso, praticamente um pai para ela.
Uma semana atrás, eu era a garota que todos desejavam como namorada, que todas as mães desejavam como nora. Era a garota exemplar, que todo mundo queria ser amigo e tentar uma chance. Hoje, sou a garota que não deve se aproximar das pessoas para não arruinar suas vidas.
O enredo tem as doses perfeitas de drama e romance, os personagens evoluíram no tempo certo para que não ficasse forçado e as reviravoltas me fizeram ficar com o coração apertado e com vontade de bater no pai da Paloma e até no Ricardo algumas vezes. A autora conseguiu finalizar bem o romance entre os protagonistas, mas deixou uma ponta para um segundo livro com o Miguel, que eu sinceramente estou muito ansiosa para ler.
A narração em primeira pessoa, intercalada entre Paloma e Ricardo foi ótima para o leitor entender o que estava passando com cada um deles e gostar ainda mais do casal. Li em formato digital, mas não tenho o que reclamar da diagramação. A capa é muito bonita e a modelo bate com a descrição da protagonista. A revisão está impecável, lembro de só um errinho, que definitivamente não atrapalhou minha leitura.
– Quando a pessoa não é capaz de amar, ela não é capaz de viver.
– Você está viva? - Perguntei desesperado por uma resposta.
– Você está?
– Com você, eu estou. – Revelei sem nem pensar duas vezes. Nenhuma frase pareceu
tão verdadeira como esta.
Oi Evelise!
ResponderExcluirGostei bastante desse livro e tenho orgulho de saber que é nacional e de uma blogueira amiga
muito legal sua resenha e os quotes que você selecionou.
Concordo com vc, há doses perfeitas de romance e drama
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Oi. sua resenha ficou maravilhosa, mas o livro me pareceu bem clichê, ao menos não é algo que leria no momento.
ResponderExcluirOlá, Evelise!
ResponderExcluirÉ tão bom quando o autor consegue desenvolver bem os personagens secundários, tanto quanto os protagonistas né? Gostei da sua empolgação com a resenha e pode ter certeza que O Caminho Certo entrou para a minha lista de livros p ler.
Bjs
Olá Eve,
ResponderExcluiro livro esta na minha lista de leitura e depois da resenha, confirmei mais ainda!!!
Parabéns e fiquei encantada com a história.
beijos
www.conchegodasletras.blogspot.com.br
Oi, Eve!
ResponderExcluirAhhhhh, que ótimo ler mais uma resenha positiva de O Caminho Certo! Também sou parceira da Ana e estou ansiosa para ler o livro! ♥
Espero que minha leitura seja tão proveitosa quando a sua!
Beijo
- Tamires
Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook - Participe do sorteio e concorra a um exemplar do livro Como Eu Era Antes de Você e a um lindo marcador de página pintado à mão! :)
Olá,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e pra ser sincera não chamou minha atenção.
Fico muito feliz que o livro tenha te conquistado, é muito bom quando isso acontece.
Coração Leitor
Ai Deus! Sei que o livro nem é meu - risos! Porém, fiz parte de sua escrita, pois fui beta da Ana e amei ler uma resenha positiva e com certeza as personagens são muito irritante, mas no final das contas acabamos por amá-los.
ResponderExcluirBeijos
http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br
Oi, flor!
ResponderExcluirMenina, adorei conhecer esse livro! O enredo e o modo como tudo acontece me interessou muito. Gostei de ver que a protagonista era patricinha e tal, mas ao mesmo tempo passou a amadurecer depois de uma situação tão triste e visceral. Eu gosto quando o romance cresce a partir de diferenças que, por fim, acabam servindo apenas para vermos como um casal pode ser perfeito um ao outro desde que aprendam a amar-se e respeitar-se. Enfim, anotei a dica!
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirNossa adorei sua resenha.
Adoro livros onde os capítulos são intercalados entre os dois, a leitura fica masi prazerosa pra mim.
Gosto tbm dos personagens que crescem aos poucos. Com certeza já quero ler
http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/
Eve eu já amo um romance então pode ter certeza que sua resenha já me conquistou assim que comecei a ler a trama. Estou bastante interessada e acho que vou pega-lo em ebook para o meu kindle xD Espero poder gostar bastante, porque me parece ser uma história maravilhosa. Como sempre caprichando nas resenhas em menina? Parabéns!!
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-ovelha.html
Olá Eve,
ResponderExcluirAmei a capa e a sinose da obra, histórias que tem superação como tema junto com o amor me encantam, e pela sua resenha pude perceber que a protagonista é obrigada a amadurecer com a perda da mãe.
Gostei muito da sua resenha e fiquei bem interessada na obra.
Parabéns pela parceria.
Beijokas
Gostei do livro e da resenha. Apesar de eu não gostar muito de romances,este me chamou a atenção por conta da forte carga emocional que um suicídio traz. Deve ser muito difícil abordar esse tema em um livro, tanto que as vezes é difícil de achar livros que tratam disso. Abraços
ResponderExcluirrelicariodepapel.wordpress.com
Olá, confesso pra vc que não conhecia o livro nem a autora, mas menina gostei muito da história e do que você escreveu. Vou anotar a sua dica e espero conseguir ler esse livro em breve.
ResponderExcluirbeijos
Mayara
Livros & Tal
Oi oi!
ResponderExcluirAinda não conhecia o livro, mas fiquei bem curiosa.
Gosto quando os livros nos trazem essa evolução dos personagens, é muito interessante poder passar as páginas e ver o quanto eles amadurecem e tudo o mais.
Também o fato de ambos narrarem é maravilhoso, adoro livros com mais de um ponto de vista, é sempre melhor poder ver a história por dois ou mais lados.
Enfim, amei a resenha e fiquei curiosa, espero poder ler em breve....
Beijos!
Olá Evelise,
ResponderExcluirO livro parece muito interessante. Amei o modo como você faz as resenhas, andei lendo outras.
Nossa, é ótimo quando a capa tem haver com o livro né? Não sei o que acontece com algumas edições por aí, terríveis. Beijos linda :*
http://jardimdoslivrosdahelo.blogspot.com.br/
Que livro legal... Não conhecia ainda. Mesmo que seja meio clichê, é bom de vez em quando... Amei a capa! Sucesso para a autora e para o blog!
ResponderExcluirBeijo
albumdeleitura.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirNossa as capas que a editora Angel está fazendo são perfeitas!
E que bom um livro nacional!
Vou colocar na lista!
Abraços,
Tony
Oi, Evelise! Gostei da premissa do livro e fiquei ainda mais curiosa pelos seus comentários. Pelo visto, a autora soube desenvolver a obra muito bem. Legal que há grande amadurecimento por parte dos personagens, acho isso essencial. Quando puder, darei uma chance. Beijos!
ResponderExcluir