Mia não tem uma vida perfeita, mas tinha inúmeras oportunidades em seu futuro, estudar música, manter um relacionamento à distância com o namorado, se mudar para longe da família. Tudo muda depois de um acidente muito grave e ela se vê lutando pela própria vida. Até que ponto valeria resistir depois de tudo que aconteceu? Poderia o amor superar a dor mais profunda que ela já sentiu?
Se Eu Ficar foi uma leitura muito esperada, antes mesmo dele ser relançado pela Novo Conceito eu já tinha curiosidade sobre a história e posso dizer que minhas expectativas foram alcançadas, mesmo que não seja tão emocionante como parece quando lemos a sinopse.
"Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha."
A narrativa é alternada entre o presente e cenas do passado, quando Mia relembra seus momentos felizes com a família, sua melhor amiga Kim e o namorado, Adam. É durante esses flashbacks que conhecemos melhor os personagens, seus objetivos, sonhos e também as dificuldades que estavam passando.
Já no presente, Mia está em coma no hospital e de alguma forma fica fora de seu corpo e consegue acompanhar as pessoas. Sem entender muito bem o que está acontecendo, escuta de uma enfermeira que a decisão de ficar ou não é dela. A partir desse ponto a protagonista tenta decidir se valeria a pena continuar viva depois do que aconteceu, se ela teria ânimo para seguir em frente...
O que mais chamou minha atenção nesse livro foi a forma como a autora criou relações extremamente realistas entre os personagens. A forma como Mia e sua família se relacionam me lembrou a minha própria, a amizade dela com Kim não foi falsa, não teve exageros e o namoro com Adam me convenceu completamente, com as brigas comuns e o medo do futuro com os dois indo para cantos diferentes do país para cursar a faculdade.
Mia é uma garota comum que se sente um pouco deslocada na família por não gostar tanto de rock quanto os pais. Ela toca violoncelo desde pequena e tem chances de entrar para uma grande faculdade. Talvez até a famosa Juilliard.
"Nunca vi ninguém se entregar à música como você. É por isso que gosto de ver você ensaiando. Fica uma ruguinha linda bem aqui, na sua testa."
Adam foi um personagem muito marcante, não é o bad boy que tenho visto muito ultimamente, mas também não é um príncipe encantado. Ele se apaixona pela Mia ao ver a forma como ela se entrega à música, sendo que ele toca em uma banda que começa a fazer sucesso. A forma como os dois se relacionam é tranquila, não há grandes brigas o dramas, mas fica nítido o quanto se amam.
A narrativa em primeira pessoa, feita pela Mia, é fluida e emocionante, ainda que não chegue a fazer com que o leitor chore. A leitura é rápida e me fez refletir sobre a fragilidade da vida e sobre a importância de aproveitar as oportunidades que surgem, não deixar para amanhã... Com certeza é um livro muito marcante!
Não tenho o reclamar sobre a diagramação, que está muito bonita, as páginas são amareladas e têm detalhes de notas musicais. A capa é relacionada ao filme, infelizmente a atriz não bate com a descrição da protagonista, mas fiquei mais curiosa para assistir depois de ler. Um detalhe dessa edição é que conta com entrevistas feitas pela autora com os atores que fazem o Adam e a Mia, além do primeiro capítulo do livro Para onde ela foi.
"Você foi um experimento - disse papai. - Surpreendentemente bem sucedido. Achamos que você foi um acaso, mas um acaso feliz, então precisávamos de outro bebê para funcionar como um grupo de controle."
Leitura mais que indicada para os apaixonados por romance, especialmente para quem gosta de uma história que vai além da paixão adolescente!
olá parece bem interresante esse livro http://www.dicasdadacy.blogspot.com.br/
ResponderExcluirEu adorei o livro, mas confesso que eu inúmeras vezes fiquei com dúvidas quanto a relação de Adam e a forma como ele agia com Mia após o sucesso começar a aparecer... Mas no livro seguinte... Haaa, ele se torna apaixonante. Leiia correeeendo o livro "Pra Onde Ela Foi". shuahusha
ResponderExcluirhttps://pontonoconto.wordpress.com/
Oie, já li esse livro e é muito bom, mas o segundo, "Para onde ela foi", é muito melhor, vale a pena ler!
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Beijos,
www.estantedorefugio.blogspot.com
Assim que ele foi lançado que estava aquele alvoroço todo eu queria muito ler, mas a medida que fui conferindo as resenhas notei que não é bem o estilo que história quero ler no momento. Mesmo assim ainda quero assistir ao filme e se gostar leio o livro também.
ResponderExcluirBeijos.
http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/
Tenho que ler esse livro! Nem o filme vi porque quero ler antes.
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Eu li esse livro, e mesmo adorando romances não gostei nada do livro. É claro que é legal ver o que aconteceu antes, e está acontecendo durante. Mas achei completamente parado o livro, e não consegui mesmo continuar.
ResponderExcluirOiee ^^
ResponderExcluirEu também torci o nariz para a atriz quando a vi, mas achei que ela fez um bom trabalho como Mia, e o filme ficou ótimo ♥ "Se eu ficar" é mesmo um livro incrível, mas espere só para ler as outras obras da autora, vai se apaixonar ainda mais!
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirSou doida pra ler esse livro mas depois que li algumas resenhas negativas desanimei.
Adorei saber que o livro é contado entre o passado e o presente.
Pensava que o livro iria me fazer chorar :(
Estou esperando ter o segundo livro pra começar a leitura e então ver o filme
Adorei sua resenha
http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/
Olá, boa noite!
ResponderExcluirTenho o livro aqui em casa, mas até agora, não me despertou o interesse em ler (tenho pq ganhei). A May (minha parceira de blog) leu e amou. Li várias resenhas positivas (assim como é o caso da sua) mas mesmo assim, não tenho vontade de lê-lo. Quem sabe futuramente, acho que estou num momento de leituras diferentes, agora.
Beijo!
Ana.
Oi, Evelise!
ResponderExcluirQuando soube do lançamento desse livro, até senti a vontade de lê-lo, mas depois que minha irmã tentou ler e não conseguiu, essa vontade passou. Já não sou muito fã de romance e ainda a minha irmã, que adora, não conseguiu ler... Deixa pra uma próxima.
Pretendo assistir pelo menos o filme assim que possível.
Abraços,
http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/
Oi Evelise, sua linda, tudo bem
ResponderExcluirEu ainda não li o livro, mas vi o filme e adorei. O legal no filme, é que conseguimos sentir as dúvidas da personagem a medida que a situação vai mudando. Confesso que gostei mais dele, ele é mai intenso, mais complexo, mais apaixonante. Não gostei muito da escolha que ela fez em relação ao namoro, acho que ele no fim gostava mais nessa relação do que ela. Não vejo a hora de ler o livro. Gostei da sua resenha.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi Evelise, tudo bem?
ResponderExcluirEu acho essa historia muito muito amor, eu não leria o livro portanto acabei assistindo o filme com uma amiga e juro que quero ler por mais que o filme estragaria o barato hehehe Adorei sua resenha, me fez lembrar que preciso ler esse livro e não tem desculpas. beeeijos
http://vampleitores.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirEsse livro foi muito falado na época do lançamento. Tenho ele mais ainda não li.
A história parece ser bem legal. Só fiquei meio receosa pois teve muitas resenha positivas e muitas negativas. Mas vou ler e tirar minhas próprias conclusões.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/